A expressão “vacância física” é bem conhecido no mercado de fundos imobiliários.
Esse termo está relacionado a ocupação de um empreendimento. A vacância física está diretamente ligado a ocupação de um determinado espaço.
No mercado imobiliário, a vacância física é o termo utilizado para mensurar o espaço não locado de um imóvel.
O que é vacância
Vacância é uma palavra que possui várias aplicações, mas seu conceito é apenas um: demonstrar aquilo que não se encontra ocupado, nem preenchido.
O termo é utilizado para definir desde vagas em cargos públicos, à espaços não locados de imóveis. Suas utilidades são vastas.
Na física, por exemplo, cientistas se utilizam do termo para denominar local que não foi preenchido por uma molécula ou átomo.
E o conceito se estende para outras tantas áreas, inclusive no meio jurídico.
Entretanto, nosso interesse aqui é demonstrar a influência da vacância no mercado imobiliário e, portanto, nos investimentos desse setor.
No mercado imobiliário, vacância remete à medida do espaço não locado de um imóvel. Ela é o contrário da ocupação.
Existe também a taxa de vacância, que mede a proporção da área não locada de um empreendimento em relação a área total disponível para locação.
Taxa de vacância
A taxa de vacância, outro termo muito utilizado nesse meio, é a relação entre o espaço não locado e espaço total locável, ou ABL.
ABL, ou Área Bruta Locável, é um termo utilizado para designar a área total, em condições de locação, de um empreendimento.
Ela é medida em metros quadrados e é muito utilizada para comparar dimensões de empreendimentos comerciais em grandes centros urbanos.
Vacância física x financeira
Vacância Física
Esse é o conceito mais básico da palavra. Remete ao espaço vago, que não está habitado, dentro de um determinado local.
É largamente utilizada para identificar a quantidade de área não locada de um empreendimento, por exemplo.
No mercado imobiliário, a vacância é um indicador bastante utilizado pelos investidores, e também é chamado de taxa de vacância.
Vacância financeira
No mercado imobiliário, a vacância financeira é a porção dos ativos de um fundo imobiliário que não estão gerando rendimento.
Nesse sentido, é a fração daquele portfólio, alugado ou não, que não está rentabilizando o capital do fundo através do aluguel ou arrendamento.
Geralmente, é um aluguel recém contratado que ainda está no período de carência.
Ou seja, durante um período de 2 ou 3 meses por exemplo, o cliente ou inquilino não pagaria o aluguel devido um acordo entre as partes.
Nesses casos não há vacância física, mas há financeira, visto que nestes espaços ocupados não há pagamento de aluguel.
Normalmente esse termo não é muito utilizado, pois, na maioria dos casos, uma área alugada gera aluguel, e rentabiliza seu titular.
Entretanto, existem casos pontuais em que o inquilino recebe uma carência de até 2 anos, principalmente em contratos atípicos.
Contratos atípicos são contratos de longa duração.
Vacância física – Considerações
É fundamental que os investidores conheçam os conceitos que regem a precificação dos ativos no mercado imobiliário.
A vacância, por exemplo, é um indicador que tem muita influência e relevância nesse mercado.
Portanto, antes de investir em um FII ou no mercado imobiliário, fique atento à vacância física dos empreendimentos e utilize esse indicador a favor de suas estratégias de investimento.