Esclareça 4 dúvidas sobre os fundos de fundos, os FOFs, com o professor Baroni
Um dos principais tipos de FIIs do mercado são os fundos de fundos, ou FOF. O professor Baroni fez um vídeo esclarecendo algumas dúvidas sobre os FOF, acompanhe.
Um dos principais tipos de FIIs do mercado são os fundos de fundos, ou FOFs. Os fundos de fundos (FOF) são fundos de investimentos que aplicam seus recursos em cotas de outros fundos de investimento. O professor Marcos Baroni, da Suno Reserach – um dos principais especialistas em fundos imobiliários do país -, fez um vídeo esclarecendo dúvidas sobre os FOFs.
1º Vale a pena ter uma carteira com 100% de FOF?
O investidor que pretende construir uma carteira com 100% em FOF provavelmente terá uma média melhor do mercado. O investidor consegue ter exposição maior e teses de investimento diferentes alocando capital em um único fundo, diminuindo os riscos de sua carteira, por meio da diversificação.
Portanto, se o investidor busca exposição aos fundos imobiliários, sem correr tantos riscos, os FOFs podem ser a opção. Se você busca um retorno maior, será preciso estudar mais o mercado para encontrar alternativas que vão além dos FOFs, lembra o professor Baroni.
2º O que significa a dupla camada de descontos dos FOFs?
Os fundos de fundos investem em cotas de outros FIIs. Quando o valor do FOF está descontado no mercado e as cotas que fazem parte da carteira do FOF também estão, temos a dupla camada de descontos.
Com um mercado de fundos imobiliários de valor mais baixo, os FOFs terão uma dupla camada de descontos.
3º Mesmo com uma carteira bem diversificada, faz sentido ter FOFs?
Segundo o professor Baroni, o questionamento é complexo e não tem uma resposta clara. Caso o investidor compreenda como funcionam os FOFs e faça uma gestão ativa de sua carteira, os FOFs surgem como uma boa oportunidade de investimento.
4º Os FOFs são eficientes?
Realizando uma comparação entre a média dos valores pagos pelos FOFs e os valores que são distribuídos hoje, é possível identificar a eficiência dos FOFs.
Enquanto na média de 2016 até agora, os FOFs distribuíram em média R$ 0,65 por cota, atualmente os FOFs pagam R$ 0,62.
Portanto, os FOFs vêm conseguindo manter seus pagamentos com certa linearidade, o que sustenta a opinião de que os FOFs são eficazes, do ponto de vista dos rendimentos.