Fiagros: saiba como safra recorde de soja deve impulsionar receita do SNFZ11

Fiagros: saiba como safra recorde de soja deve impulsionar receita do SNFZ11
Fiagros: safra recorde de soja deve impulsionar valor da locação do SNFZ11. Foto:Pixabay.

O SNFZ11, empreendimento da Suno Asset no mercado de Fiagros com foco em valorização patrimonial, projeta um incremento relevante no valor de locação da Fazenda Coliseu, seu ativo imobiliário, impulsionado pela produtividade acima da média da safra de soja 2024/25.

Segundo João Vitor Franzin, analista da Suno, a colheita da oleaginosa em Mato Grosso, Estado onde está localizada a propriedade, avança sobre uma área superior à média dos últimos cinco anos, o que reforça o cenário de safra recorde no país.

“Quanto maior a produtividade da fazenda, maior será o valor que o fundo receberá pela locação. E como a produtividade do Estado superou a marca de 65 sacas por hectare, há uma expectativa de bônus no pagamento”, afirmou Franzin em live no canal da Suno Asset.

Pelo contrato, o SNFZ11 tem direito a 25% da produtividade da soja no verão, com um mínimo garantido de 15 sacas por hectare, equivalente a uma produção de 60 sacas por hectare.

Se a produção da Fazenda Coliseu superar esse patamar — o que é provável, dado o desempenho regional —, o fundo deverá receber mais do que o valor mínimo previsto no contrato. A safra de soja é o principal fator que determina a receita com locação do fundo

Fiagros: soja pode alcançar safra histórica

As projeções para a safra 2024/25 da soja seguem otimistas. A produtividade média estimada no Brasil é de 58,78 sacas por hectare, com previsão de produção total de 167,4 milhões de toneladas — um aumento de 13,3% em relação à safra anterior. O clima mais regular, com melhores volumes de chuva em comparação ao ciclo passado, contribuiu para a recuperação da produtividade, mesmo com o atraso no início do plantio.

Em Mato Grosso, maior estado produtor do país, a produtividade média alcançou 65,31 sacas/hectare, o maior índice da série histórica, segundo dados do IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária). A colheita já avança sobre uma área superior à média dos últimos cinco anos, o que reforça o cenário de colheita recorde no país.

Saiba mais detalhes

O SNFZ11 também reportou crescimento de mais de 10% na base de cotistas em fevereiro, ultrapassando 3.500 investidores, consolidando sua posição no mercado de Fiagros. Segundo Franzin, o avanço reflete a adesão à tese de valorização de terras agrícolas, eixo central da estratégia do fundo. “O investimento em terras no Brasil tem sido extremamente lucrativo. Quando comparamos com o CDI ou com a própria Bolsa nos últimos 15 anos, a valorização foi maior”, destaca o especialista.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Vinícius Alves
Vinícius Alves
Jornalista

Jornalista formado na Faculdade Cásper Líbero. Com passagens pela Agência Estado e Editora Globo.

notícias relacionadas últimas notícias