Vem aí novo FII de cemitérios ‘concorrente’ do CARE11: ‘temos estratégias diferentes’, diz gestora

Vem aí novo FII de cemitérios ‘concorrente’ do CARE11: ‘temos estratégias diferentes’, diz gestora

O fundo imobiliário CARE11, o único FII do segmento de cemitérios ganhará um novo “concorrente no mercado”. A gestora Mérito Investimentos será a próxima a investir no setor por meio de um novo fundo imobiliário, o Mérito Cemitério FII. 

Com a concessão dos cemitérios da cidade de São Paulo, 22 cemitérios da capital paulista serão administrados pela iniciativa privada. A gestora disse que, pelo fundo, foi arrematado 35% da concessão junto ao Grupo Cortel.

Deste modo, o novo FII poderá investir e administrar pelo menos cinco cemitérios do chamado Bloco 2, que entrou na concessão com uma proposta de R$ 200,2 milhões.

Porém, o investidor pessoa física terá que esperar um pouco para investir no Mérito Cemitério FII. Ele vai ser um fundo, inicialmente, para investidor institucional, avisa o CEO e fundador da Mérito Investimentos, Alexandre Despontin.

Mas assim que os cemitérios começarem a ter operacional e o FII consiga fazer distribuição de dividendos para os cotistas, o fundo imobiliário poderá ser listado e disponível para o público geral.

Mérito Cemitério FII ou CARE11?

Para quem conhece o Brazilian Graveyard And Death Care (CARE11), o novo FII é diferente. O foco do CARE11 é mais na consolidação de ativos, acredita o CEO da Mérito. “Ele compra os jazigos de diversos cemitérios e vai consolidando essas participações dentro do Grupo quartel, onde o CARE11 é sócio”, comenta.

Já o Mérito Cemitério FII tem outra estratégia no mercado. O objetivo é forcar em poucos cemitérios, com maior atenção para aqueles que estejam mais “maturados”. Além disso, o plano do novo fundo imobiliário de cemitérios é ter uma distribuição de rendimentos com recorrência.

Se por um lado o FII Brazilian Graveyard And Death Care é marcado pelos ganhos de capital, o fundo imobiliário da Mérito Investimentos pretende ter uma identidade mais associada à renda, na exploração dos seus ativos.

A expectativa da gestora é que novos players entrem nesse segmento, com um possível crescimento ainda maior dos investimentos cemitérios. Porém, mesmo com a expansão desse mercado, ele não deve ficar tão relevante quanto os outros setores dos fundos imobiliários, mas promete ser lucrativo, acredita o CEO da Mérito Investimentos.

A concessão dos cemitérios em São Paulo

O modelo utilizado pela prefeitura de São Paulo para a concessão dos cemitérios, inclui tanto o serviço funerário quanto a administração e revitalização dos ativos. A concessão dos será feita por 25 anos, diz a prefeitura, e vai gerar cerca de R$ 1,2 bilhão de retorno para o município.

Esse mercado bilionário atraiu inúmeras empresas, que serão responsáveis por toda a administração dos cemitérios, incluindo manutenção, exploração e expansão. E claro, os fundos imobiliários também encararam essa oportunidade.

A entrada da iniciativa privada na administração dos cemitérios pode abrir caminho para outras cidades organizarem editais semelhantes. E com isso, “esse mercado de cemitérios deve expandir”, crava Despontin.

Ou seja, novos FIIs poderão participar e investir em ativos disponíveis. Isso poderá deixar o mercado de cemitérios mais conhecido entre os investidores.

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias