Receita, resultado, rendimento e reserva: quais são as diferenças?

Para entender melhor as finanças e os pagamentos de um fundo imobiliário (FII), é importante conhecer os “quatro Rs”: receita, resultado, rendimento e reserva.

Receita, resultado, rendimento e reserva: quais são as diferenças?
RBRX11 divulga dividend yield de 11,99%-Foto: Unsplash

Para entender melhor as finanças e os pagamentos de um fundo imobiliário (FII), é importante conhecer os “quatro Rs”: receita, resultado, rendimento e reserva.

Esses termos são comumente encontrados em Fatos Relevantes e outros documentos que fornecem informações sobre as atividades de um fundo. Por exemplo, quando um imóvel é vendido com lucro, a receita e os rendimentos do fundo aumentam. No entanto, a desocupação de um imóvel reduz as receitas e pode reduzir os rendimentos.

Assim, também podemos encontrar os quatro termos no relatório gerencial, na Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). A DRE consiste em uma tabela que mostra as entradas e saídas de dinheiro do fundo. Veja um exemplo abaixo:

Fonte: CSHG.

Agora, vamos explicar cada um dos termos:
Receita: é o dinheiro que o fundo recebeu durante determinado período, como aluguéis e outros investimentos. Contudo, esse ainda não é o valor distribuído aoscotistas.
Resultado: consiste na receita menos as despesas do fundo. Antes de calcularmos o lucro do período, precisamos subtrair os gastos. Esse valor já pode ser distribuído aos cotistas.
Rendimento: é o valor efetivamente distribuído aos cotistas. Pode ou não ser igual ao resultado. É importante lembrar que o fundo imobiliário pode reter até 5% do lucro caixa durante o semestre.
Reserva: é o valor retido pelo fundo que não foi distribuído aos cotistas. No futuro, esse valor pode ser utilizado para compensar possíveis quedas no rendimento, fazer novos investimentos ou garantir que a distribuição mínima de 95% do lucro caixa seja cumprida ao final do semestre.

Para reforçar, a regra de distribuir 95% do lucro caixa se aplica ao período de um semestre. Isso significa que, mensalmente, o gestor tem a opção de repartir mais ou menos que esse valor, porém, ao final do semestre, ele precisa garantir que a distribuição esteja dentro da regra estabelecida. Por esse motivo, podemos observar, na demonstração de resultados, meses em que a distribuição é maior que o resultado (e vice-versa).

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. últimas notícias