Fundo imobiliário paga dividendos “antes da hora”; o que aconteceu?

Um fundo imobiliário pagou dividendos de forma equivocada para um grupo de investidores. Veja o que aconteceu e os próximos passos.

Fundo imobiliário paga dividendos “antes da hora”; o que aconteceu?
HTMX11: fundo imobiliário anuncia nova oferta milionária. Foto: Pixabay

O fundo imobiliário CYCR11 divulgou que houve um erro operacional por parte do administrador, o que fez com que os detentores do recibo CYCR15 recebessem dividendos que não tinham direito a receber.

Em comunicado, o FII CYCR11 esclarece que o erro foi realizado pela administradora, não tendo qualquer envolvimento da gestora.

Os recibos CYCR15 se referem às novas cotas integralizadas na 4ª emissão de cotas do fundo imobiliário CYCR11.

O pagamento aos detentores dos recibos foi feito em 13 de setembro de 2024, tendo como referência o mês de agosto de 2024.

A razão pela qual esses investidores não teriam direito ao recebimento é que a integralização das cotas aconteceu somente em 28 de agosto de 2024.

Apesar disso, os investidores com o recibo CYCR14, que se trata das cotas decorrentes do exercício das sobras da nova emissão, acabaram não recebendo, de forma equivocada, os dividendos relativos a agosto de 2024.

Nesse caso, o problema é que os detentores do recibo CYCR14 deveriam ter recebido os dividendos, já que a integralização das cotas vindas do exercício das sobras aconteceu no dia 30 de julho de 2024.

O que o fundo imobiliário CYCR11 vai fazer para corrigir esses erros?

Diante desses equívocos, a administradora do fundo imobiliário decidiu tomar algumas providências. No recibo CYCR15, por exemplo, o valor pago de forma errada será descontado do próximo pagamento de dividendos.

Para evitar insatisfações dos investidores e reparar o erro cometido, o administrador decidiu abrir mão de sua taxa de administração nos próximos meses. Dessa forma, os investidores vão receber seus dividendos sem o impacto dessa taxa, o que vai gerar um adicional de R$ 0,01 por cota.

Já no caso dos detentores do recibo CYCR14, a distribuição de dividendos referentes a agosto, que tinha que ser feita em 13 de setembro, foi realizada pelo fundo CYCR11 no dia 20 de setembro.

Além disso, vale destacar que os recibos CYCR13, CYCR14 e CYCR15 vão ser convertidos em cotas do fundo imobiliário CYCR11 até o fechamento de outubro. Já a liberação para que essas cotas sejam negociadas acontece no dia útil seguinte.

Tags
Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado financeiro, fundos imobiliários e economia popular.

notícias relacionadas últimas notícias