Fundos imobiliários: confira as dicas de analista para investidores iniciantes
O mercado de fundos imobiliários cresce a cada ano. Segundo dados da B3, em junho de 2022 chegamos a pouco mais de 1,7 milhões de investidores. Como muitos são iniciantes, as dúvidas sobre como investir em FIIs são muitas.
Por isso, trazemos aqui dicas preciosas do analista da Suno, o professor Marcos Baroni, que vai mostrar dois componentes essenciais para quem dá seus primeiros passos no mercado de FIIs.
Primeira dica para iniciantes em fundos imobiliários: você não vai acertar sempre
Baroni comenta que nenhum, seja iniciante ou experiente vai acertar todas as opções. E isso não deve trazer qualquer tipo de angústia. Dentro da composição de uma carteira, da mesma forma que você pode pensar em um time de futebol que vai disputar uma copa do mundo, é normal que uma equipe seja campeão sem que um ou outro jogador não tenha bom desempenho.
Baroni destaca que uma carteira de fundos imobiliários que visa o longo prazo, o investidor precisa ter essa mentalidade, de que ele deve montar o melhor portfólio possível dentro do seu alcance e do seu círculo de competência, “mas ciente que nem todas as posições serão acertivas”.
Segunda dica do professor Baroni: acompanhe seus investimentos
Com base nisso, Baroni fez sua segunda recomendação para investidores iniciantes de fundos imobiliários: “procure sempre acompanhar sua carteira”. Porém, o analista da Suno adverte: “Você não deve ser um analista de cotação de bolsa, ou um analista de movimentação de volatilidade, mas um estudioso dos seus investimentos, entendendo que cada ativo tem um contexto”.
Na visão de Marcos Baroni, o maior problema dos investidores é fazer uma análise sem contexto. Por outro lado, quando você entende que tudo faz parte de um grande conjunto de variáveis, e que essas não estão necessariamente todas simétricas dentro do seu tempo, você começa a investir dentro de um processo de realização muito mais perene.
“O investidor tem que ter um estado de espírito na hora de montar sua carteira”, disse o analista. Caso contrário, o investidor vai querer somente as operações vencedoras ou apenas os fundos imobiliários que nunca terão problemas.
E quando a gente olha hoje, existem grandes fundos que no atual momento são excelentes ativos. Porém, alguns desses FIIs já passaram seus “perrengues” há anos atrás, comenta Baroni. Mas a persistência e a qualidade do portfólio e da gestão, mostrou a resiliência do fundo durante todo esse tempo.
Resumindo, o analista da Suno acredita que deixar o preciosismo de lado na hora de escolher os ativos e acompanhar sua carteira sem focar nas cotações, são elementos essenciais para quem é iniciante no mundo dos fundos imobiliários. Confira as dicas no vídeo abaixo: