Quais são os melhores setores de fundos imobiliários para iniciantes? Veja perspectiva

Quais são os melhores setores de fundos imobiliários para iniciantes? Veja perspectiva
KNRI11, BRCR11 e TGAR11 são os destaques do Bom Dia FIIs (02/06). Foto: Unsplash

No mercado de fundos imobiliários, existem diversos setores que podem ser explorados pelos investidores. Em meio a isso, pode surgir a dúvida sobre quais são os melhores setores de FIIs para iniciantes.

Na opinião do especialista em fundos imobiliários, Marcos Correa, “não, necessariamente, existe um melhor setor para o iniciante”. Na visão dele, qualquer setor que essa pessoa “estude, analise e tenha conforto é suficiente, interessante” para se investir, mesmo que seja iniciante.

De qualquer modo, para auxiliar os iniciantes em fundos imobiliários na escolha, Correa trouxe alguns pontos e características de destaque nos principais setores. Desse modo, essas pessoas poderão entender um pouco melhor do que esperar desses tipos de investimentos.

Fundos de Fundos (FOFs)

Segundo o especialista, os FOFs é o setor que, normalmente, pessoas dizem que é o mais interessante para os iniciantes.

O especialista comenta que os Fundos de Fundos são fundos imobiliários que investem em cotas de outros FIIs.

Neste sentido, ele declara que os dois grandes pontos que ajudam o iniciante é a terceirização das decisões para o gestor, e a diversificação automática do portfólio.

Setor de logística

Marcos Correa que o setor de logística também conta com duas características principais, que são interessantes para o iniciante em fundos imobiliários.

O primeiro são os contratos atípicos, “são contratos mais longos, são contratos que têm multas mais robustas… e que acabam tendo uma previsibilidade maior na renda”. Este é o segundo ponto, segundo ele.

De qualquer modo, o especialista destaca que nem todos os fundos imobiliários de logística possuem contratos atípicos.

Setor de shoppings

como característica de destaque, Marcos cita a “tangibilidade”. Esta se trata da “capacidade de você, realmente, ir ao imóvel, entrar no imóvel, ver como as coisas funcionam, ver as lojas que estão lá dentro, ver quantas lojas estão fechadas, quantas estão abertas […]”.

Fundos imobiliários de papel

Marcos afirma que os fundos imobiliários de papel tendem a ser um setor mais complexo. De qualquer forma, ele cita duas características vistas como positivas para o iniciante.

A primeira é que ele oferece uma reposição da inflação muito mais rapidamente do que fundos imobiliários de tijolos.

Já o segundo é que, diante deste cenário, os rendimentos tendem a ser maiores, nominalmente, em relação aos fundos de tijolos, na maioria dos casos.  

Setor de Renda Urbana

No caso do setor de Renda Urbana, o especialista trouxe três características. A primeira é a tangibilidade. Ele explica que este setor inclui, supermercados, lojas, restaurantes — e a pessoa consegue entrar em qualquer um desses imóveis.

O especialista comenta que este setor também mistura as características de logística. Desse modo, também há contratos atípicos e uma renda mais previsível.

Setores de fundos imobiliários que o iniciante deve ter mais cuidado

Marcos destacou dois setores que o investidor precisa ter mais cuidado. O primeiro é o de desenvolvimento “porque ele é mais arriscado, naturalmente”. Isso porque se trata de um setor de construção. O especialista ainda citou este setor como “mais complexo”.

Segundo apontado é o setor de lajes, setor de escritórios. Apesar de considerar esse setor de fundos imobiliários como “excelente”, Marcos identifica duas características que, para o iniciante, “podem ser um pouco mais complicadas dele lidar”: a maior rotatividade e a maior sensibilidade aos ciclos econômicos.  

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Silvio Suehiro
Silvio Suehiro

Redator freelancer, com experiência na produção de notícias e artigos para as áreas de economia, finanças e investimentos. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e pós-graduado em Produção Audiovisual Multiplataforma pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

últimas notícias