PATC11 informa reavaliação negativa de imóveis em 16,47% ante valor contábil

PATC11 informa reavaliação negativa de imóveis em 16,47% ante valor contábil
PATC11 informa reavaliação negativa de imóveis em 16,47% ante valor contábil Foto: iStock

O PATC11, fundo imobiliário listado na B3 com foco em ativos corporativos, informou ao mercado que seus imóveis passaram por reavaliação a valor justo, resultando em redução frente aos valores contábeis registrados pelo fundo. A informação consta em fato relevante divulgado na quarta-feira (14).

Imagem convidando internauta a entrar no canal do FIIs.com.br do Whataspp. Imagem mostra logo e o texto "Tenha acesso às principais atualizações e notícias do Mercado de Fundos Imobiliários" com o botão "Entrar no grupo".

Segundo o comunicado, a reavaliação foi realizada em 31 de dezembro de 2025, conforme referência feita pela administração no próprio fato relevante, com base na Instrução CVM nº 516, citada como parâmetro para a avaliação periódica dos ativos imobiliários. O processo foi conduzido por empresa especializada independente, a Binswanger.

De acordo com o documento, o valor de mercado dos imóveis do fundo ficou 16,47% abaixo dos valores contábeis apurados no fechamento de novembro de 2025.

Efeitos patrimoniais

A administração informou que o patrimônio líquido do fundo será ajustado em função da reavaliação dos ativos. O novo valor patrimonial, já refletindo o laudo de avaliação, será divulgado ao mercado até o dia 15 de janeiro de 2026.

O fato relevante não apresenta, neste momento, o impacto por cota nem detalha eventuais efeitos sobre indicadores como valor patrimonial por cota ou a relação entre preço de mercado e valor patrimonial (P/VP).

Segundo a administradora e a gestora do PATC11, informações adicionais sobre a reavaliação dos imóveis e seus reflexos sobre o portfólio do fundo serão apresentadas no próximo relatório gerencial, que ficará disponível no site da gestora.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: Marcelo Monteiro
Marcelo Monteiro

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1996, Marcelo Monteiro tem três décadas de carreira como jornalista. No currículo, inclui passagens e colaborações em veículos como Zero Hora, Correio Braziliense, Valor Econômico, InfoMoney, Gazeta Mercantil, Placar, Diário Catarinense, Fut!, Hoje em Dia e Diário de S.Paulo. É autor dos livros "U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial" (2012) e "U-93 - A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial" (2014). Dirigiu os documentários "Delírios - Filosofia e reflexão no túnel da morte" (2021) e "Além do Limite - Quando a meta é sobreviver" (2022)

últimas notícias