Rendimentos dos FIIs em alta mostram a relevância do setor

Rendimentos dos FIIs em alta mostram a relevância do setor

Embora as últimas semanas têm sido favoráveis aos fundos imobiliários, o setor ainda segue pressionado pela inflação em alta e juros elevados. Muitos analistas acreditam que o cenário macroeconômico ainda inspira cautela. Porém, os rendimentos dos FIIs mostram que os fundos imobiliários são muito relevantes como veículos de investimentos. 

Na visão dos analistas, os rendimentos dos FIIs – pagos mensalmente – estão acima da rentabilidade dos títulos públicos. Na visão de Fábio Carvalho, sócio da Alianza, lembra ainda que a comparação dos FIIs com os títulos do tesouro é frequente.

Carvalho explica que a Selic é um juro imediato e, para os investimentos em renda variável, cuja premissa é de horizontes mais distantes, “os especialistas e investidores costumam acompanhar os juros longos, que é o Tesouro IPCA+ com prazos de vencimento extensos, como o de 2045”.

Os rendimentos dos FIIs superam os ganhos com o tesouro direto

Neste caso, a comparação entre os rendimentos dos FIIs e os títulos públicos mostram que os fundos estão levando vantagem. Quem afirmou isso foi Rodrigo Possenti, gestor da Fator. Ele comentou que, atualmente, um título IPCA+ de longa duração está pagando em torno de 5,5%. Po outro lado, dentro do Ifix, “têm fundos distribuindo esse nível de rendimento e, às vezes, até mais”.

Na verdade, alguns fundos de CRI têm rendimentos acima de 14% ao ano. Entre os melhores pagadores de dividendos, fundos como o RZTR11, KNIP11, e URPR11 têm pago respectivamente 1,25%, 1,33% e 1,40% de dividend yield mensais. 

A partir disso, Possenti complementou as vantagens dos rendimentos dos FIIs em relação aos títulos. Neste caso, ele disse que os fundos imobiliários pagam carregam a vantagem de remunerar mensalmente e com isenção do imposto de renda, enquanto um título público, não tem remuneração mensal e também não tem isenção de imposto”.

Dividendos acima da inflação

Fábio Carvalho destacou que o retorno médio em dividendos do IFIX é superior a 9%. Carvalho pontou que “o título Tesouro IPCA+ 2045 oferece 5,5% mais inflação e o índice de referência dos fundos imobiliários está distribuindo 10,43% mais inflação”.  

Carvalho concluiu que “o ganho atual oferecido pelos fundos está em um patamar bem interessante e, considerando que essa renda é isenta de imposto, a classe permanece competitiva em relação à renda fixa”. Esse fator associado ao preço descontado das cotas de muitos fundos imobiliários fazendo dos FIIs ainda mais atraentes. 

Os rendimentos dos FIIs são vantajosos em outros aspectos, conforme destacou Fábio Carvalho, dentre eles, a questão da inflação. O sócio da Alianza Gestão lembrou que o investidor paga imposto sobre a inflação. “Isto é, se ele investe no CDI, que está próximo de 11%, a taxação acontece em cima deste percentual. “Mas quanto desses 11% é rendimento de fato e quanto é inflação?”.

Portanto, os rendimentos dos FIIs estão entre os maiores da história em relação ao título públicos. “Para investimentos de médio e longo prazo, o momento é muito positivo, pois dá para encontrar ativos baratos, com boas rendas e chances de valorizar ainda mais em um horizonte maior”, conclui Carvalho.

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias