Faz sentido investir em fundos imobiliários em 2023?
Dentro da renda variável, os fundos imobiliários são um dos investimentos mais conhecidos entre as pessoas. Com a entrada de um novo ano, muitos se perguntam se ainda faz sentido investir em FIIs em 2023.
Para responder a essa dúvida, o Professor Baroni, VP de fundos imobiliários da Suno Research, comenta sua perspectiva tanto para quem considera continuar a investir quanto quem pensa em começar a aplicar em fundos imobiliários em 2023.
Para quem já investe em fundos imobiliários e já está montando sua carteira de investimentos, o especialista recomenda que a pessoa esteja focada no longo prazo.
Baroni lembra que esse tipo de investidor “é um comprador de cotas, um acumulador de cotas, de renda passiva. Então, o que realmente importa é quantos centavos, quantos reais, entram na sua conta todos os meses”.
“Isso é o que vai te manter focado em seguir montando sua carteira de fundos imobiliários”, complementa.
Sendo assim, para quem está na fase de acumulação e já investe em FIIs, o Professor Baroni entende que “deve continuar dentro do seu plano”.
“O que pode acontecer é, talvez, você acelerar um pouco mais ou desacelerar, a depender do seu perfil de risco”, afirma. Ele cita que o mercado vem passando por muitas incertezas, atualmente.
Visão para quem deseja começar a investir em fundos imobiliários em 2023
No caso de quem pensa em investir em FIIs a partir deste ano, o especialista entende que a pessoa “tem que dar um passo atrás”.
“Você ainda não começou os seus investimentos em renda passiva? Então, eu acredito que fundos imobiliários deveriam fazer parte, sim, de uma ampla carteira de renda passiva”, comenta.
“Portanto, se você está com essa dúvida, nestas horas de incertezas, é hora de você sentar, recomeçar a fazer seus estudos, entender o que é essa dinâmica e, aí sim, começar a montar sua carteira”, prossegue.
A partir disso, o Professor Baroni orienta que, neste ano, “devagar, de maneira moderada”, essa pessoa escolha “as melhores opções, pontualmente, sem pressa”.
O especialista comenta que, nos primeiros meses de 2023, a tendência é que não aconteça uma queda dos juros. “Então, se você tem um capital que está sendo muito bem remunerado na renda fixa, você não precisa de pressa para começar a montar sua carteira de fundos imobiliários”.