SNAG11 define amanhã quem recebe dividendos na semana que vem
Fechamento da lista de cotistas beneficiados por dividendos do SNAG11 será ao fim do pregão; pagamento está marcado para o no dia 24.
O SNAG11, Fiagro sob gestão da Suna Asset, tem nesta quarta-feira (15) sua data com para o pagamento dos dividendos referentes aos resultados do mês de abril, anunciados na semana passada, no valor de R$ 0,105 por cota. É a possibilidade de obter um rendimento de 1% com menos de 10 dias de investimento.
Isso porque o pagamento será feito na sexta-feira da próxima semana, dia 24, de acordo com o número de cotas de cada investidor ao fim do pregão do dia 15. Quem fizer aquisições a partir de quinta-feira (16) só terá direito aos dividendos do SNAG11 na próxima distribuição, em junho, referente aos resultados obtidos pelo fundo em maio.
Geralmente, os anúncios dos dividendos de Fiagros e FIIs são feitos no mesmo dia do fechamento da listagem de cotistas beneficiados, muitas vezes após o fechamento do mercado, com o objetivo de evitar uma volatilidade excessiva na cotação.
A gestão do SNAG11, no entanto, antecipou o anúncio para a última sexta-feira (10), com o objetivo de aumentar a atratividade do Fiagro, que já é um dos mais populares do mercado, perto de completar 90 mil cotistas.
Os proventos do SNAG11 são isentos de imposto de renda para pessoas físicas, já que o fundo cumpre os requisitos legais para isso. O fundo conta com um patrimônio de cerca de R$ 504 milhões, alocado em sete diferentes investimentos, que financiam produção de vários setores do agronegócio, como soja, café e laticínios.
SNAG11: diversificação e experiência garantem estabilidade em meio a crise
O mercado de Fiagros (sigla para Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais) acendeu a luz amarela nos primeiros meses do ano depois de problemas localizados enfrentados por alguns produtores, que ficaram inadimplentes e deixaram de honrar seus títulos de dívida, afetando a rentabilidade e a distribuição de dividendos por alguns dos fundos do setor.
Os resultados do SNAG11 ao longo desse tempo, porém, têm se mantido consistentes, devido à combinação entre diversificação na carteira e uma gestão de qualidade, com a participação de profissionais experientes.
Mais importante, a carteira do SNAG11 segue sem registro de inadimplência desde a listagem do fundo. Entre os motivos apontados pelos gestores está o conhecimento profundo da equipe sobre o mercado do agronegócio, com características muito específicas e tendência a uma volatilidade superior ao mercado de capitais.
“Os preços podem flutuar de um ano para outro, de uma safra para outra. O clima pode interferir. Então, todas as aquisições feitas pelo SNAG11 precisam incluir essa variação em suas análises de risco”, explica Lenon Barbosa, analista de agronegócio da Suno. “São mais de 40 anos de experiência somados no agronegócio, uma equipe que tem compreensão aprofundada das nuances desse mercado”, completa Vitor Duarte, CIO da Suno Asset.