TRBL11: FII recebe aviso de inquilino e valor de aluguel é contestado; e agora?
O fundo imobiliário TRBL11 recebeu um aviso de um inquilino e o valor de aluguel está sendo contestado. Confira o que aconteceu.
O fundo imobiliário TRBL11 recebeu uma notificação dos Correios, atual locatária do Centro Logístico Contagem, em Minas Gerais. O inquilino informou que vai pagar o aluguel referente ao mês de outubro apenas considerando até o dia 13 deste mês.
Cabe lembrar que recentemente o FII TRBL11 teve esse mesmo imóvel totalmente interditado pela Defesa Civil de Contagem (MG), depois de uma inspeção feita em 21 de outubro, a pedido dos Correios.
Nesse contexto, o fundo TRBL11 contesta a notificação do inquilino referente ao pagamento do aluguel apenas até 13 de outubro, destacando que a decisão do locatário se dá “sem qualquer fundamento legal ou contratual”.
Segundo o TRBL11, essa data colocada pelo locatário de paralisação de suas atividades aconteceu por determinação própria, visto que essa data é anterior à interdição parcial da Defesa Civil, que tinha ocorrido em 15 de outubro (cerca de 1 semana antes da interdição total).
O FII alega ainda que a data informada pelos Correios é anterior à data da primeira visita feita pela Defesa Civil neste imóvel, e que a formalização da interdição total do imóvel pelo inquilino somente ocorreu no dia 25 de outubro.
Nesse sentido, o fundo diz que o aluguel deve ser quitado considerando o valor integral até o dia 15 de outubro (quando aconteceu a interdição parcial) e de maneira proporcional e descontada em 6% nos dias seguintes, até o dia 25 de outubro, conforme o que estaria previsto no contrato de locação.
“O fundo tomará as providências necessárias de forma a garantir o cumprimento do contrato de locação atípico”, destaca o comunicado do fundo imobiliário TRBL11, que afirma que manterá o mercado informado sobre eventuais atualizações referentes a esse tema.
Como isso pode afetar o resultado do TBRL11?
Apesar de contestar a decisão da locatária, o fundo diz que para o caso de não pagamento conforme essa manifestação, o impacto negativo no seu resultado seria de aproximadamente R$ 0,20 por cota.
Se o pagamento for realizado de acordo com o que o TRBL11 entende ser o correto, o impacto negativo no resultado caixa de novembro seria de R$ 0,07 por cota. Vale destacar que em ambos os casos, o resultado caixa de outubro não deve ser impactado.