Vale investir em fundos imobiliários só pelo dividendo? Veja perspectiva
Um dos grandes atrativos no investimento em fundos imobiliários é o recebimento de dividendos. Apesar disso, será que o investidor deve investir em FIIs somente pelo dividendo? O VP de fundos imobiliários da Suno Research, Professor Baroni, deu sua perspectiva sobre essa questão.
O Professor Baroni comenta que, conforme previsto em lei, os fundos imobiliários precisam distribuir 95% do seu resultado líquido semestral.
Sendo assim, ele considera que, por lei, os fundos imobiliários são ativos, essencialmente, geradores de renda — ou seja, pagadores de dividendos.
“Então, isso, na concepção real, de que é um fundo imobiliário, faz muito mais sentido você sempre olhar para fundo imobiliário com uma cabeça de ativo gerador de renda/pagadora de dividendos”.
Geralmente, os dividendos são distribuídos pelos FIIs de forma mensal. Desse modo, os investidores nesse tipo de ativo podem obter uma renda passiva de modo mais previsível. Ao entrar nesse mercado, os investidores podem conseguir renda nesse segmento mesmo sem ter um imóvel, necessariamente.
Alguns fundos imobiliários podem estar ‘descontados’
Apesar da questão do dividendo, o Professor Baroni ressalta que há alguns fundos que podem estar em alguma condição de desconto, que permita ao investidor “comprar com a característica ou com viés de valorização”.
Como exemplo, ele cita que “um fundo pode estar com uma vacância um pouco maior do que se esperava, ou ele pode estar com o dinheiro que está em caixa de maneira ineficiente, ou ele pode ter feito uma operação que os cotistas, talvez não tenham gostado — e aquilo fez com que o valor da cota se depreciasse”.
O especialista em fundos imobiliários explica que citou “uma série de coisas que, quando você ‘bate tudo isso no liquidificador’, pode te dar uma margem de segurança suficiente para que você possa investir em um fundo imobiliário com essa cabeça de valor ou valorização”.