Como escolher fundos imobiliários para fazer aportes mensais?
Há inúmeros fatores que devem ser observando antes de investir em fundos imobiliários. Analisar como os fundos estão perfomado em um determinado mês e escolher os melhores daquele período, é uma opção valida, comenta o professor Baroni.
Há inúmeros fatores que devem ser observando antes de investir em fundos imobiliários. Analisar como os fundos estão performando em um determinado mês e escolher os melhores daquele período é uma opção válida, comenta o professor Baroni, especialista em FIIs da Suno.
Mas para fazer a estratégia dar resultado o investidor precisa ficar atento ao equilíbrio da carteira.
Manter uma estratégia de sempre investir nos melhores fundos daquele momento pode não ser a melhor, visto que tais aportes nesses fundos podem acabar desequilibrando a carteira de fundos imobiliários.
Assim, considerar o investimento nos melhores fundos é uma boa estratégia, mas o investidor não deve esquecer de diversificar a carteira.
É por meio da diversificação que a carteira de FIIs terá o risco reduzido e os ganhos de longo prazo serão melhores.
Outros fatores como a quantidade de fundos em carteira e o peso que os FIIs terão em todo o seu portfólio devem ser considerados na hora de definir uma estratégia, lembra o professor Baroni.
Por exemplo: existem investidores que vão alocar 20% da carteira em fundos imobiliários. Há outros que investem 100% dos recursos em FIIs.
Determinar com antecedência o tamanho da carteira de FII vai ajudar na configuração da carteira, inclusive na quantidade de cotas de FIIs.
Assim, antes de começar a investir em FII, veja a sua carteira global, com todos os seus investimentos e defina uma porcentagem que será alocada em FIIs.