Novo Fiagro quer dividendos de até CDI + 5%; saiba como funciona

Novo Fiagro quer dividendos de até CDI + 5%; saiba como funciona

O AZ Quest Luna Fiagro (AZQA11) fez sua estreia no mercado balcão na última terça-feira (11). O produto cetipado é uma opção para quem se interessa pela renda recorrente dos dividendos dos fiagros. A gestora projeta que os rendimentos do fundo estejam entre CDI +3% a CDI + 5%, líquido de imposto de renda.

O novo Fiagro é gerido pelo mesmo time que coordena o AAZQ11, fundo listado na bolsa em dezembro de 2022.

A diferença é que o fundo cetipado “nasceu” maior que seu irmão mais velho. O AZ Quest Luna arrecadou em sua primeira oferta quase R$ 539 milhões, enquanto o AAZQ11 possui um patrimônio líquido de R$ 230 milhões.

Além disso, o número de investidores do novo Fiagro também supera o AAZQ11. Com 13.854 cotistas, o AZ Quest Luna superou o AAZQ11, que tem cerca de 12.373 investidores.

No pipeline da oferta, a gestora do Fiagro descreveu os ativos que serão investidos pelo fundo. O novo fundo também será de crédito para o agronegócio, por meio da estruturação dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs). Esses ativos de renda fixa pagam rendimentos recorrentes, gerando fluxo de caixa para o Fiagro.

Com uma carteira diversificada, o AZQA11 fará a estruturação de ativos de crédito de diversos segmentos do agronegócio, desde o setor de avicultura, fertilizantes, irrigação e máquinas e equipamentos. Ao todo são 22 segmentos do agro, com uma taxa média ponderada de CDI + 6,47%.

O Fiagro terá retorno atrativo mesmo com redução da taxa Selic

O gestor dos fundos AZQA11 e AAZQ11, Idalicio Silva, disse ao Suno Notícias que mesmo com a queda da taxa Selic os fiagros continuarão atrativos. Ele explica que, a redução dos juros, pode ajudar na valorização dos ativos, em sua maioria indexados ao CDI. “Isso ajuda na melhora do custo de financiamento da empresa e valorização da carteira”, explica o gestor.

Além disso, a AZ Quest possui uma estratégia, chamada de kickers de performance, que pode gerar ganhos complementares ao Fiagro. “Quando as empresas adquirem o crédito, elas atingem níveis de crescimento mais elevados”. Assim, o fundo consegue capturar prêmios maiores, comenta Silva.

Na visão do gestor, com a valorização dos ativos e com os kickers de performance, o Fiagro pode manter ou até mesmo entregar mais retorno ao investidor, mesmo com os juros estiverem menores.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

notícias relacionadas últimas notícias