Gestor de Fiagro avisa: “mesmo com juros em queda, fundos ainda estarão atrativos

E quando a Selic cair, o Fiagro perderá rentabilidade? Veja a visão deste gestor.

Gestor de Fiagro avisa: “mesmo com juros em queda, fundos ainda estarão atrativos

Em entrevista ao Suno Notícias, o gestor Idalício Silva, do AAZQ11, explicou as razões para investir em Fiagro, mesmo quando a Selic cair. O responsável pelo fundo da AZ Quest comenta que o setor do agronegócio é forte, e os fundos continuarão com rendimentos elevados. 

A maior parte dos fiagros estão indexados ao CDI, comenta Silva. Em relação aos fundos que investem em crédito, duas coisas podem acontecer. A primeira delas é a valorização dos ativos, com a diminuição do spread. “Isso ajuda na melhora do custo de financiamento da empresa e valorização da carteira”, explica o gestor. 

A segunda, o responsável pelo AAZQ11 explica uma estratégia que o fundo utiliza para gerar valor ao cotista, por meio dos kickers de performance. “Quando as empresas adquirem o crédito, elas atingem níveis de crescimento mais elevados”. Assim, o fundo consegue capturar prêmios maiores. 

Na visão do gestor, com a valorização dos ativos e com os kickers de performance, o Fiagro pode manter ou até mesmo entregar mais retorno ao investidor, mesmo com os juros estiverem menores.

Por isso, Silva destaca que o AAZQ11 distribui rendimentos entre 1,3% a 1,5% ao mês. “Se você pensar nos ativos de renda fixa que estão indexados em 100% do CDI, eles entregam mais ou menos 1,1%. Mas o AAZQ11, por exemplo, entrega mais do que isso”. 

Fiagro cresce a medida que o agronegócio se fortalece

Boa parte da cadeia agronegócio tem um vetor de crescimento que é global. Isso quer dizer que o agro tem um impulso dado pela demanda mundial por alimento e por estratégia de segurança alimentar, comenta o gestor da AZ Quest.

No primeiro trimestre deste ano, Idalício explique o agronegócio obteve resultados maiores, com um maior preço das commodities alinhado a uma supersafra. “A produção de grãos brasileira foi recorde, o que impactou o PIB do Brasil no primeiro trimestre de 2023”, comenta o gestor. 

Além disso, as condições naturais para a produção agrícola são muito favoráveis, com luminosidade, terras férteis e volume de água. “Isso traz muitas vantagens competitivas para o Brasil”, diz Silva, o que faz do Fiagro um veículo de investimento muito interessante.

A gente tem visto um movimento muito interessante do crescimento da indústria de vinhos do Brasil. Já somos líderes no mercado de exportação de frutas – principalmente dos cítricos, além do café, com o crescimento da industrialização do setor. O valor agregado dentro do agronegócio quando se verticaliza, há grande ganho de valor. 

No fim da conversa, Idalício Silva ressalta que, para quem procura um investimento gerador de renda, o Fiagro é muito indicado. 

“Esse tipo de fundo é isento de imposto de renda nos rendimentos, sendo que na maior parte do tempo esses fundos pagam todos os meses. É possível encontrar fiagro que paga entre 1,0% a 1,5% ao mês”, finaliza o gestor.

Tags
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias