Fundo Imobiliário dobra patrimônio após oferta de cotas; veja qual
Em um momento de incertezas nos mercados doméstico e internacional, a Cartesia Capital concluiu a quinta oferta do fundo imobiliário CACR11 com captação de R$ 200 milhões. Mais de 6.300 investidores participaram do follow-on. A oferta teve como coordenador líder a Master S.A. Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.
A operação marcou a retomada dos fundos imobiliários ao mercado de ofertas subsequentes, após longo período sem esse tipo de emissão no mercado, e teve início antes mesmo da retomada do ciclo de queda de juros no Brasil.
A adesão dos investidores à oferta demonstrou confiança em relação ao desempenho do CACR11, segundo Leonardo Rigobello, sócio da Cartesia, mesmo em um momento de indefinição fiscal no Brasil e de riscos relacionados à possibilidade de paralisação do governo americano e dos rumos das taxas de juros na maior economia do mundo.
Com a conclusão da oferta, a Cartesia dobra o patrimônio do FII, que atua com foco na compra de certificados de recebíveis imobiliários (CRIs) de empreendimentos residenciais de primeira moradia, principalmente nos padrões médio e alto e no crédito a compradores de imóveis.
A gestora passará a atuar também no segmento de baixa renda logo acima do Minha Casa, Minha Vida, por meio de outro fundo, a ser criado. A Cartesia tem foco no desenvolvimento de produtos financeiros de crédito e “equity” para fornecer recursos para o mercado imobiliário.
Conheça o CACR11
O FII CACR11 tem como foco a aquisição de ativos financeiros de natureza imobiliária, com foco na aquisição de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). A taxa média de retorno da carteira do fundo é de IPCA + 13,16%.
Em outubro, o fundo imobiliário CACR11 reportou dividend yield de 1,56% (equivalente a 156,8% do CDI), acumulando 21,02% nos últimos 12 meses, considerando reinvestimentos e gross up de IR.