Fundo imobiliário anuncia investimento milionário em projeto com SPE própria
O fundo imobiliário IMMB11 informou ao mercado que decidiu avançar com um novo investimento por meio de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).
A operação envolve um aporte de capital na IMMOBINVEST III, veículo do qual o próprio fundo imobiliário será sócio, para concluir a compra de participação majoritária em um terreno com perfil turístico no Ceará.
Segundo o comunicado do fundo imobiliário IMMB11, a IMMOBINVEST III vai adquirir 80% de um terreno estratégico situado na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE).
A área total do imóvel é de 29.580,02 m² e fica localizado entre a Avenida Oeste 4ª Etapa e a Rua Projetada, em uma região descrita como de alta atratividade turística e com pouca disponibilidade de ativos frente-mar, nas proximidades do empreendimento Wai Wai – Eco Residence.
O negócio prevê que o fundo IMMB11 fará um aporte de R$ 9,6 milhões na SPE, quantia que será utilizada para a compra dos 80% do terreno.
A transação toma como referência um laudo de avaliação elaborado pela FRAMAR Patrimonial, datado de outubro de 2025, que apontou o valor justo de mercado do terreno em R$ 15,05 milhões.
Detalhes do negócio firmado pelo fundo imobiliário IMMB11
A gestão do FII IMMB11 ressalta que a iniciativa segue a estratégia do fundo de direcionar recursos a ativos com potencial de valorização e vocação turística, aumentando sua presença em regiões consideradas premium.
Depois de incorporado ao portfólio da SPE, o terreno deverá ser destinado a um contrato de permuta física com uma incorporadora de renome, voltado ao desenvolvimento de um empreendimento residencial/turístico.
O projeto estimado contempla aproximadamente 288 unidades de pequeno e médio porte. Como parte da contrapartida, a SPE ficará com 21,94% da área total de venda do empreendimento, recebendo unidades autônomas com o mesmo padrão de acabamento e qualidade das demais.
Por fim, o fundo imobiliário IMMB11 destacou que a conclusão da aquisição do imóvel depende da verificação, pela incorporadora, da viabilidade de execução do empreendimento após a realização dos estudos jurídicos, técnicos, econômicos e financeiros necessários.