Anbima é o nome dado a uma importante instituição que atua no mercado de capitais, garantindo que ele se desenvolva.
Portanto, conhecer a Anbima ajuda a conhecer todo o mercado de investimentos, especialmente o mundo de aplicações de renda variável.
O que é Anbima?
Anbima é a sigla de Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Esse órgão representa diversas instituições do mercado financeiro e sua missão é zelar pelo bom funcionamento do mercado.
De fato, quem nunca ouviu falar em certificação Anbima? Para garantir que o mercado atue da melhor forma possível, essa instituição realiza provas de certificações financeiras que estão entre as mais respeitadas do mercado.
Entre as instituições, estão bancos, corretoras, empresas de gestão de ativos e muitas outras instituições financeiras..
Além disso, essa instituição possui um gigantesco banco de dados com informações do mercado financeiro, sendo referência para diversos veículos de mídia no Brasil que buscam informações sobre Fiis, ações e mais.
Dessa forma, entender o significado Anbima e a sua atuação no mercado de capitais é fundamental até mesmo para investir melhor.
Como funciona a Associação?
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros é autônoma, não sendo regulamentada pelo governo.
Além disso, a missão da Anbima consiste em fortalecer o mercado de capitais e contribuir para a sua evolução, buscando um desenvolvimento econômico alinhado com pautas sociais.
Os valores que guiam essa instituição são:
- Cooperação;
- Excelência;
- Inovação;
- Integridade;
- Pluralidade;
- Responsabilidade.
Além disso, a instituição possui quatro missões: informar, educar, autorregular e representar o mercado de capitais.
Por exemplo: ela possui informações sobre índices que os investidores observam na hora de tomar as suas decisões para investir, como PIB, taxa Selic e mais.
Além disso, a instituição capacita tanto profissionais quanto investidores. No caso dos profissionais, os certifica para que eles atuem da melhor forma possível, de acordo com boas práticas.
Por outro lado, desenvolve programas educativos para investidores com cursos, treinamentos e educação continuada, ajudando quem deseja começar a investir.
Além disso, os seus códigos de conduta ajudam o mercado a se regular, pois as empresas filiadas à Anbima precisam segui-los.
Por fim, a instituição representa os diferentes interesses no mercado de capitais através de comitês e grupos de trabalho. Assim, eles traçam objetivos para desenvolver o mercado.
Dessa forma, é possível que essa associação contribua para o mercado e até mesmo auxilie na entrada de novos investidores para a bolsa de valores com seus conhecimentos.
Quais são as principais certificações relacionadas à ANBIMA?
As principais certificações da ANBIMA são:
- CPA-10;
- CPA-20;
- CEA;
- CGA;
- CGE.
CPA-10
Primeiramente, o CPA-10 é voltada para os profissionais que atuam com distribuição de produtos de investimentos diretamente com o investidor. Inclui-se aqui as agências bancárias e plataformas de investimentos.
CPA-20
Em segundo lugar, o CPA-20 também atua na Distribuição de Produtos de Investimento em segmentos de alta renda, private corporate e investidores institucionais.
De fato: o CPA-20 pode realizar todas as funções do CPA-10. Ou seja, quem tem o CPA-20 pode fazer tudo que o CPA-10 faz e mais as suas funções exclusivas.
CEA
Em terceiro lugar, a CEA é voltada para profissionais que assessoram gerentes de contas de investidores pessoas físicas com seus investimentos. Esse profissional se destaca por poder indicar produtos de investimento.
O CEA, por outro lado, pode fazer todas as funções tanto do CPA-10 quanto do CPA-20, além é claro de suas funções habituais.
CGA
A CGA é voltada para profissionais que desejam atuar na gestão de recursos de terceiros, podendo tomar as decisões na hora de investir.
É voltada para gerir fundos de investimento, como fundos cambiais, multimercados, de renda fixa e ações.
CGE
Por fim, a CGE é uma certificação recente, criada em 2021. Possui o foco para atuar gerindo recursos de terceiros através de FIPs, FIDCs e fundos imobiliários.
Ou seja: assim como no CGA, o profissional com CGE é um gestor e pode escolher os investimentos em seus fundos.
Como a ANBIMA influencia o mercado financeiro?
De fato, a Anbima atua com muita influência quando se fala no mercado financeiro. Em primeiro lugar, ela busca aumentar a transparência e qualidade dos serviços oferecidos no mercado financeiro.
Além disso, um papel importante da instituição é a Anbima cursos, que nada mais são do que conteúdos que ajudam investidores e profissionais do mercado a entenderem mais sobre finanças.
Vale notar, ainda, que a atuação da instituição com as certificações é fundamental para garantir que o mercado possua profissionais habilitados a exercer suas funções.
É importante salientar que a instituição atua junto a outras esferas, como setor público e população, além de ganhar autoridade no mercado pela implementação do Código de Regulação e Melhores Práticas.
Assim, é possível impor princípios éticos que as empresas do mercado necessitam seguir.
Há também a relação com o setor público, já que os órgãos do governo buscam fazer parcerias e convênios para que colaborem de maneira técnica e objetiva.
Por fim, os bancos e corretoras de valores, seguindo as orientações da Anbima, são capazes de oferecer melhores soluções para os seus clientes, além de ajudar a ensiná-los sobre investimentos.
Como fazer as provas de certificações Anbima?
Para isso, é preciso buscar o site e confirmar a Anbima inscrição para cadastrar seus dados, realizar o pagamento da avaliação e marcar a melhor data e local para fazer a prova.
Nesse caso, é muito importante ficar atento para o calendário Anbima, pois existem datas específicas para a realização de provas. Por isso, o candidato deve buscar a melhor data para que consiga se preparar a tempo.
Assim, o profissional pode ajudar os investidores a investir melhor nas diversas áreas do mercado, ajudando-os a investir em bons produtos e participar do mercado de ações, além de outros ativos.
Dessa forma, o candidato deve se preparar para a prova Anbima, de forma que consiga tirar a pontuação mínima e possa tirar a sua certificação. Elas não costumam ser fáceis, mas é possível passar com o estudo apropriado.
Você ainda tem alguma dúvida sobre a Anbima e o seu funcionamento? Comente aqui para que possamos te ajudar.