O Bacen é um dos principais órgãos financeiros do país, cujo seu papel é de extrema importância para os setores políticos e econômicos.

O Banco Central do Brasil, conhecido também como Bacen, é um órgão federal independente que faz parte do Sistema Financeiro Nacional, ligado diretamente ao Ministério da Fazenda.

Essa instituição é um órgão público que foi criado no ano de 1964, por meio da Lei de número 4.595. É designado pela população como BC, BCB ou Bacen. Possui autarquia federal e faz parte do SFN. Além disso, o Banco Central do Brasil é a principal entidade monetária do Conselho Monetário Nacional, Tesouro Nacional, Banco do Brasil e Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC).

Conheça o Banco Central do Brasil – BCB

bacen

Também conhecido como Bacen, o Banco Central é uma instituição financeira governamental.

Ele é vinculado ao Ministério da Fazenda e possui como principal responsabilidade controlar a inflação do país.

Em sua institucionalização, as funções hoje cumpridas eram de competência da Sumoc.

A finalidade da Sumoc era basicamente controlar a entrada e saída de dinheiro e organizar as transações para a criação de um órgão que centralizasse tudo, o Banco Central.

Tinha como principais responsabilidades, a fixação de percentuais e reservas de crédito a bancos comerciais e taxas de liquidez, sem contar os juros sobre transações bancárias.

Também supervisionava e monitorava as atividades dos bancos e orientava a chamada política cambial.

O Banco do Brasil também funcionava como um órgão do governo, cujas operações eram o controle das transações no exterior, recebimento de depósito de bancos comerciais e operações de câmbio do Tesouro Nacional.

Já a emissão do papel-moeda (Real) era de responsabilidade do Tesouro Nacional.

Agora, todas essas funções pertencem ao Bacen.

Este órgão federal foi criado pela lei 4.595, em 31 de dezembro de 1964, com o objetivo de substituir a Sumoc (Superintendência da Moeda e Crédito).

A sede principal do Banco Central fica localizada em Brasília, no Distrito Federal.

Entretanto, existem representações nas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná.

Seu trabalho influencia todo o mercado financeiro devido a sua responsabilidade de estabilizar e controlar a economia brasileira, além de fomentar o desenvolvimento sustentável e conseguir distribuir melhor a renda em todo o país.

Entretanto, para colocar em prática as suas obrigações, o Banco Central precisa exercer algumas competências legais e regulamentares que são:

Funções do Banco Central  – Bacen

bacen

  • Emitir papel-moeda e moeda metálica para as transações do país
  • Autorizar o funcionamento das instituições financeiras, e também fiscalizar as operações
  • Receber os depósitos compulsórios dos bancos comerciais
  • Efetuar operações de empréstimo e redesconto às instituições financeiras
  • Fazer as operações de compra de venda de títulos públicos federais
  • Realizar o controle de crédito e o capital estrangeiro
  • Observar as outras empresas que possam interferir no mercado financeiro
  • Controlar as reservas nacionais em ouro e moeda estrangeiras
  • Representar o governo brasileiro diante dos organismos financeiros internacionais

Em linhas gerais, o Bacen é o principal órgão executivo do sistema financeiro e faz cumprir todas as determinações do CMN – Conselho Monetário Nacional.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários