Empreendimentos imobiliários – Conheça os mais rentáveis

Os empreendimentos imobiliários que são desenvolvidos e construídos no Brasil podem ser uma excelente forma para investir.

Entretanto, existem vários segmentos e diferentes tipos de empreendimentos imobiliários.

Por isso, é interessante analisar e entender esse mercado antes de pensar em comprar ou investir de alguma forma. Logo, entende-se por empreendimentos imobiliários o parcelamento do solo urbano para fins habitacionais, industriais ou comerciais, loteamentos, conjuntos habitacionais, construção ou obras civis, implantação de cemitérios e implantação de empreendimentos de lazer, tais como campings, clubes de campo, e outros.

Tipos de empreendimentos imobiliários que são rentáveis

empreendimentos imobiliários

Direcionar investimentos imobiliários não é uma tarefa fácil, portanto, veja alguns tipos de empreendimentos que podem ser alternativas de maior rentabilidade.

  • Imóveis residenciais do segmento popular
  • Imóveis de alto padrão
  • Estúdios e micro apartamentos em grandes centros
  • Loteamentos em cidades de interior

Imóveis residenciais do segmento popular

O segmento de empreendimento popular no Brasil é bem comerciável.

Ele tem sido uma opção de várias incorporadoras que buscam se manter e se destacar no mercado.

Imóveis de alto padrão

O segmento de alto padrão também é muito bom, pois, o grupo com renda maior costuma ser o último a sentir os efeitos das crises.

Com isso, seu poder aquisitivo não é prejudicado, e eles continuam mantendo seus hábitos de consumo, mesmo quando outros segmentos se retraem.

Estúdios e micro apartamentos em grandes centros

Os grandes centros urbanos do Brasil têm sempre um movimento de valorização em bairros mais centrais devido à suas facilidades como transporte público e conveniências.

Esses empreendimentos, em geral, são compactos e exigem menos cuidados com manutenção.

Seu público costuma ser de estudantes ou profissionais que moram sozinhos e valorizam a praticidade.

Loteamentos em cidades de interior

Se nos grandes centros os estúdios são a sensação, no interior do país os loteamentos que tem bastante força.

Devido o fato de cidades com esse perfil tenderem a se desenvolverem ao longo do tempo, investir em loteamento se torna uma grande oportunidade.

O que um empreendimento imobiliário precisa ter para ser diferenciado e ganhar destaque

empreendimentos imobiliários

Um bom empreendimento imobiliário se destaca no mercado em momentos de crise ou quando o mercado está aquecido e a competição está forte.

Pensando nisso, veja algumas dicas que contribuirão para que isso ocorra.

  • Foque em um nicho específico - Quanto mais amplo o mercado de atuação for, mais difícil será conseguir atender o público de forma eficiente e ganhar destaque.
  • Utilize materiais sustentáveis - Empreendimentos que causam menor impacto à natureza são diferenciados.
  • Realize pesquisas de mercado e estudos econômicos – Isso revela a tendência de comportamento dos consumidores e podem mostrar um certo padrão de liquidez para determinado tipo de empreendimento.
  • Ofereça serviços agregados - Criar um negócio lucrativo está diretamente relacionado ao encantamento do cliente e, consequentemente, sua fidelização.
  • Analise e entenda a concorrência – Isso se faz necessário para identificar qual é o diferencial frente aos outros e com isso, aumentar o valor percebido pelo potencial consumidor.

Assim, realizando a execução dessas informações nos empreendimentos imobiliários, a chance de obter resultados positivos se torna muito mais realizável.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários