Porque investimentos imobiliários ainda são recomendados no Brasil

Por vezes nos deparamos com anúncios de investimentos imobiliários nos outdoors espalhados pelas cidades no Brasil.

Além disso, imagino que, provavelmente você já ouviu de algum amigo ou parente que investimentos imobiliários são um bom negócio.

Os investimentos imobiliários no Brasil possuem uma tradição muito grande, e normalmente são feitos por grande parte da população como uma forma de "proteger" o seu patrimônio, além de serem, ainda, uma maneira de se conseguir rentabilizar o capital investido através da renda proveniente do aluguel desses imóveis e também pelas suas respectivas valorizações no mercado imobiliário.

Entretanto, é fundamental levar em consideração vários fatores antes de se aventurar o capital em investimentos imobiliários, principalmente no Brasil, que é um país emergente.

Há vários fatores que tornam um investimento dessa natureza interessante ou não.

Continue lendo este artigo e descubra os benefícios e cuidados ao se investir no setor imobiliário no Brasil.

ebook lead magnet

A verdade sobre investimentos imobiliários

Investimentos Imobiliários

A ideia difundida entre as pessoas de que investimento no setor imobiliário, através da aquisição de imóveis, remete a um passado distante.

Nesse passado as pessoas não tinham acesso a outros tipos de investimentos, como:

Lembrando que o Tesouro Direto começou a ser difundido apenas em 2002. Já o Home Broker, plataforma de compra e venda de ações em bolsa, apenas em 1999.

Portanto, quando sobrava algum dinheiro na conta, as pessoas corriam para comprar imóveis, no intuito, além de outras coisas, de se proteger da inflação que assombrava a vida dos brasileiros da época.

Em linhas gerais, quem viveu e aproveitou a “época de ouro” dos imóveis, hoje usufrui de um patrimônio consideravelmente tranquilo. Quem soube aproveitar a liquidação, conseguiu comprar ou adquirir bens imóveis a preços atrativos.

Contudo, atualmente esse mercado oferece boas oportunidades, mas também esconde armadilhas.

O que faz os investimentos imobiliários serem bons negócios

Existem 3 fatores que fazem com que investimentos em imóveis sejam bons negócios.

Assim como todo investimento, um bom negócio é aquele cujo potencial de valorização é acima da média do mercado.

Conheça quais são esses 3 fatores:

Lead Magnet

1) Processo de urbanização

Locais da cidade que possuem menos infraestrutura podem indicar boas oportunidades. Uma região com terrenos disponíveis e sem supermercados, bares, shoppings e locais de serviços podem se valorizar consideravelmente ao longo dos anos, com a chegada dessas estruturas e instalações.

2) Saturação de regiões vizinhas

Se o bairro local escolhido para aquisição do imóvel estiver rodeado por bairros com pouca margem para crescimento, então há uma grande oportunidade à vista.

3) Histórico da construtora e arquiteto

Procurar por informações de construtores e arquitetos também é uma boa opção para mapear oportunidades que porventura venham a surgir.

Fundos de investimento imobiliário

Investimentos Imobiliários

Os fundos de investimento imobiliário, ou simplesmente FIIs, popularizaram outro tipo de investimento no setor imobiliário no Brasil.

Atualmente, existem fundos em que o investimento inicial parte de R$ 10,00. Hoje em dia não há mais desculpa para não se aplicar nesses tipos de investimentos.

Investimentos em Fundos Imobiliários são recomendados para todo tipo de investidor, por unir a praticidade junto com a ótima relação risco x retorno.

Em sua grande maioria, o retorno é mensal, assim como acontece nos alugueis. Ademais, os fundos imobiliários são geridos por profissionais capacitados e gestores altamente qualificados para gerir o patrimônio do fundo.

Em linhas gerais, investimentos imobiliários são recomendados para a maioria das pessoas. Hoje, com a popularização dos fundos imobiliários, essa modalidade tende a crescer a cada dia e proporcionar retornos consistentes e perenes para quem nela investe.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários