O fundo de investimento fechado pode ser registrado para negociação de cotas em mercados administrados pela B3.

Assim, quando um cotista pretende comprar ou vender cotas de um fundo de investimento fechado, como os Fundos de Investimento Imobiliário - FII, por exemplo, pode enviar suas ordens para o sistema da B3 no qual a cota esteja registrada.

Um fundo de investimento fechado é aquele em que as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo. A entrada e a saída de cotistas não é permitida. Após o período de captação de recursos pelo fundo, não são admitidos novos cotistas nem novos investimentos. Entretanto, pode haver novas fases de investimento e nesse caso, as cotas poderão ser negociadas em mercado secundário.

Conceito de fundo de investimento fechado

Um fundo de investimento fechado é um fundo que tem um capital fixo e a sua duração está definida.

Este tipo de fundo não permite aos participantes subscrever ou resgatar unidades de participação.

Suas unidades de participação têm um número fixo, definido no início do fundo.

Este número das unidades de participação pode ser aumentado, desde que esteja previsto no regulamento de gestão do fundo.

Ao mesmo tempo, um fundo de investimento fechado caracteriza-se pelo fato de as unidades de participação não conferirem a quem delas seja titular o direito a uma ‘opção de resgate’ a ser exercida.

Por isso, só no fim do período é que são liquidadas o número de unidades de participação subscritas.

Conceito de fundo de investimento aberto

fundo de investimento fechado

Os fundos abertos são definidos como aqueles em que os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas a qualquer tempo.

Na prática, nos fundos abertos é permitida a entrada de novos cotistas ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos investimentos, assim como é permitida a saída de cotistas, por meio de resgates de cotas.

Entretanto, é importante lembrar que o administrador pode suspender, a qualquer momento, novas aplicações no fundo, desde que tal suspensão se aplique indistintamente a novos investidores e cotistas atuais.

Além disso, o administrador poderá declarar o fechamento do fundo para a realização de resgates, em casos excepcionais de iliquidez dos ativos financeiros componentes da carteira do fundo.

Fundo Aberto x Fundo Fechado

fundo de investimento fechado

Os fundos de investimento abertos permitem a entrada de novos investidores ou o aumento da participação dos antigos por meio de investimentos adicionais.

Também é permitido o resgate de cotas, mediante a venda de ativos do fundo para a entrega do valor correspondente ao cotista que efetuou o resgate, total ou parcial, de suas cotas.

Já os fundos de investimento fechados não permitem a entrada e a saída de investidores.

Após um período determinado, não são mais admitidos novos cotistas nem novos investimentos pelos antigos cotistas no fundo.

Além disso, também não é permitido o resgate de cotas por decisão do cotista. O prazo para encerramento do fundo também é previamente definido.

Contudo, muitos fundos de investimento fechados são listados em mercado na B3.

Assim, quando o investidor decide comprar ou vender cotas de um fundo fechado, pode enviar suas ordens através de alguma corretora da mesma forma como negocia ações e outros valores mobiliários.

Pronto, agora você já sabe diferenciar fundos de investimentos abertos de fundo de investimento fechado. Bons investimentos!

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários