O mundo está mudado. Estamos vivendo no que é chamado de era digital. E esse novo cenário reconfigura a importância da gestão dos stakeholders na geração de valor de uma empresa.
E quando falamos em engajar uma gestão de stakeholders ou todos os diferentes públicos de uma empresa, quer dizer que hoje em dia fazer e vender um bom produto não basta.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e têm cada vez mais acesso à informação. Tudo isso abre novas possibilidades das empresas atuarem, mas também cria um cenário em que as oportunidades se transformam em uma grande necessidade de interação por parte das empresas com os seus diferentes públicos. E esse novo cenário reconfigura a importância da gestão dos stakeholders na geração de valor de uma empresa.
Gestão de stakeholders para uma empresa
A identificação e entendimento dos stakeholders pode proporcionar uma visão muito mais ampla dos processos em um negócio.
A partir delas, é muito mais fácil para que os responsáveis pelo planejamento compreendam como a empresa pode melhorar, como processos podem ser otimizados e como garantir benefícios para todas as partes envolvidas.
Os consumidores, por exemplo, estão cada vez mais exigentes.
Por isso, as empresas que visam apenas o lucro de seus acionistas são cada vez menos bem vistas.
Isso porque a preferência do público está ficando com negócios socialmente e economicamente mais conscientes.
Entretanto, quando os stakeholders de um projeto são identificados logo no início, é mais fácil avaliar restrições, riscos e requisitos envolvidos.
Isso é fundamental para tomar decisões de maneira mais eficiente.
Gestão de stakeholders – Comunicação e consumidores
Através da comunicação, invista em formas diferentes de se comunicar com cada público.
Geralmente, os stakeholders são públicos muito distintos.
Não dá para acreditar que você vai fazer um website e resolver seus problemas com conteúdos diversificados para cada um dos públicos.
A saída é traçar planos de comunicação específicos para cada grupo.
A comunicação que será feita para seu público interno é diferente daquela que será feita para seu público final, acionistas ou fornecedores.
Já os consumidores querem muito mais do que apenas bons produtos. As pessoas estão cada vez mais exigentes.
Para escolher você, o consumidor quer ser conquistado.
Além disso, ele quer que você corra atrás, demonstre seus diferenciais e prove que é merecedor da sua atenção.
Uma boa dica, além de apostar em uma estratégia de marketing de conteúdo e criar espaços de diálogo com o consumidor.
Mais do que isso, interagir com ele. Essa é uma forma de personalizar seu atendimento.
A Amazon, por exemplo, utiliza ferramentas digitais de feedback para engajar clientes de forma muito interessante.
Entre suas frentes de ação, está um sistema de recomendação, botão de compras de um clique e um programa de fidelidade.
No caso deles, essa capacidade de personalizar o atendimento e se envolver com cada cliente é um enorme diferencial e com isso, a longo prazo fideliza o cliente.
Gestão de stakeholders – Considerações
A gestão dos stakeholders está intimamente relacionada em saber que as organizações possuem uma obrigação que vai muito além de suas responsabilidades.
Entendendo isso, seu objetivo será procurar um ponto de acordo entre os diferentes interesses de todos envolvidos.
Portanto, planejar direções permitirá reconhecer com quais públicos a empresa se relaciona, além do tipo de relação e expectativas geradas.
Isso permite identificar quais merecem uma aproximação estratégica.
Por isso, para concluir, é muito importante conhecer e fazer uma boa gestão dos stakeholders, pois, quando bem trabalhados podem ser a chave para o reconhecimento positivo de uma organização.