Para auxiliar o investidor, neste artigo vamos apresentar uma breve introdução aos fundos de investimento imobiliário (FII).
No entanto, devemos esclarecer que o mercado de FIIs é bem amplo e essa introdução aos fundos de investimento imobiliário irá expor algumas definições que se fazem importantes para o conhecimento do investidor.
Atualmente, investir tem se tornado algo necessário, pois vivemos em momentos que não podemos contar muito com a assistência que o governo oferece depois de realizado a jornada de trabalho, a famosa aposentadoria. Com isso, poupar e investir é algo que precisa ser colocado em prática e nesse contexto, a introdução aos fundos de investimento imobiliário irá mostrar um grande modelo de investimento que poderá contribuir muito para o progresso do investidor.
Fundos de Investimento Imobiliário – FIIs
Os fundos de investimento imobiliário, também conhecido como FIIs, são uma excelente alternativa de investimento.
Basicamente, é uma forma de investir com pouco recurso de maneira rápida e eficiente.
Através dos FIIs é possível investir em imóveis de qualidade, construindo um patrimônio aos poucos e sem se preocupar com impostos nos rendimentos.
Os fundos imobiliários são uma ótima opção para quem deseja investir em negócios do setor imobiliário, seja na construção de empreendimentos, em imóveis prontos ou em títulos financeiros imobiliários.
Investir nesse mercado é seguro. Os FIIs são fiscalizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e administrado por instituições financeiras autorizadas e capacitadas para o serviço.
São negociados através de cotas, que totalizam o valor mobiliário do fundo. Toda essa parte de negociação das cotas ocorre através das ofertas públicas e do mercado secundário da bolsa de valores (B3).
A forma de obter ganhos nos fundos imobiliários pode vir tanto da valorização das cotas, como também do pagamento dos rendimentos gerados por seus ativos.
Vale lembrar que no mínimo 95% do lucro líquido do fundo é distribuído aos cotistas, ou seja, o FII tem a obrigação de distribuir seus rendimentos.
O que são fundos de investimento imobiliário
Popularmente conhecidos como FIIs, os Fundos de Investimento Imobiliário é um modelo de aplicação financeira que investe nos ativos relacionados exclusivamente ao mercado imobiliário, seja diretamente em imóveis residenciais ou comerciais prontos para o aluguel, ou na incorporação e desenvolvimento de áreas, para futura construção e venda.
Podem também investir em instrumentos de renda fixa com base em imóveis como os Certificado de Recebível Imobiliário (CRI) ou em Letra de Crédito Imobiliário (LCI).
Diferentemente dos fundos de investimento tradicional, que são oferecidos pelos bancos, os FIIs são fundos fechados no sentido do resgate das cotas.
A compra e venda de um FII é feita diretamente de investidor para investidor através da negociação das cotas no mercado secundário da bolsa. Ou seja, toda vez que há algum negócio, há uma parte compradora e outra vendedora.
Como surge um FII?
Os fundos de investimento imobiliário são trazidos ao mercado através dos IPO (Initial Public Offering).
O administrador define o perfil do fundo, assim como tipos de ativos alvo. O prospecto inicial com as datas de liquidação, período de captação e início de negócios é publicado na bolsa, com todas informações sobre o fundo que está chegando ao mercado.
Após sua publicação, o administrador e distribuidores parceiros da oferta, geralmente corretoras, captam o dinheiro pretendido pelo fundo e alguns dias após a data liquidação, o fundo tem seus negócios iniciados na bolsa.
Se no período de captação o mínimo pretendido pelo fundo não é alcançado, o fundo é dissolvido, e então, o dinheiro devolvido aos investidores.
FIIs em minha carteira
Fundos imobiliários é uma categoria de investimento que pode ser eficiente para qualquer tipo de investidor que deseja ter acesso ao investimento em negócios de base imobiliária, de maneira fácil, rápida e com pouco recurso.
Por isso, mostramos uma breve introdução aos fundos de investimento imobiliário, que leva ao investidor apenas o princípios e informações básicas de conhecimento. No entanto, se você gostou do assunto, clique aqui e aprenda de maneira prática e rápida o que você precisa saber antes de começar a investir em fundos imobiliários.