Geralmente um investidor novato, ao comprar uma ação, espera que essa ação se valorize ao longo do tempo para que, sem saber o que é dividendo, vende-a com lucro ou prejuízo.

Entretanto, alguns investidores mais veteranos gostam de receber os dividendos, que são a parte do lucro distribuído entre os acionistas na forma de rendimento, de acordo com a decisão do Conselho Administrativo da empresa. Porém, o que é Dividend Yield?

Dividend Yield é um termo inglês que, traduzido para o português, significa em termos gerais Rendimentos de Dividendos. Esse pode ser considerado um indicador de bonificações da empresa, onde quanto maior o DY, maior será o lucro repartido com os acionistas da empresa. Isso explica sucintamente o que é Dividend Yield.

Aprenda mais sobre o que é Dividend Yield

O que é Dividend Yield

Para investidores que focam no longo prazo, como é o caso dos investidores que participam das assembleias e são engajados com as diretrizes da empresa, o Dividend Yield é um indicador de suma importância.

Para chegar ao valor de Dividend Yield de um determinado ativo, é necessário realizar um cálculo. Esse cálculo é mais fácil que você imagina.

  • Dividend Yield = [Dividendos pago por ação (em 12 meses) / Valor da ação] x 100

Obs.: Esse valor é dado em porcentagem, por isso a multiplicação por 100

Veja um exemplo abaixo:

  • Suponha que você tenha ações da Petrobras (PETR4) em sua carteira, e ao longo de 12 meses passados a Petrobras entregou aos seus acionistas em forma de dividendo um montante de R$ 1,50 por ação.
  • Suponha também que o preço da ação na data do cálculo seja de R$ 25,00
  • Então temos:
    • DIvidend Yield = (1,50 / 25,00) x 100 = 6%

Portanto, para este caso hipotético, o valor do Dividend Yield é de 6% para um período de 12 meses.

Esse percentual mostra que a ação da Petrobras entregou uma rentabilidade ao seu acionista de 6% ao ano. Com isso, temos uma boa forma de compararmos o investimento em renda variável com a renda fixa, por exemplo.

O que é Dividend Yield nos Fundos Imobiliários

O que é Dividend Yield

Nos fundos imobiliários, ou FIIS, o termo Dividend Yield é estabelecido da mesma forma.

Ao invés de dividendos, nos FIIs a parte do lucro que é concedida aos cotistas é comumente chamada de rendimento.

Outra particularidade dos fundos imobiliários é a periodicidade em que esses rendimentos são distribuídos.

Enquanto nas ações os dividendos são distribuídos normalmente em períodos trimestrais, semestral ou até mesmo anualmente, nos FIIs essa distribuição é feita mensalmente.

Esse é um dos pontos positivos dos FIIs, onde o investidor pode se planejar de forma conveniente para utilizar os rendimentos para pagamento de contas ou até mesmo para reinvestir no próprio ativo.

Considerações

Um ponto importante que o investidor deve ficar atento é que se o ativo estiver sofrido uma desvalorização abrupta no período, o Dividend Yield pode aparentar melhor do que a realidade.

Isso se dá porque o preço do ativo poderá estar subvalorizado, acarretando em um aumento do DY que varia inversamente à cotação do ativo.

Portanto é fundamental que tenha atenção na hora de analisar este indicador, e estar atento ao histórico de preços do ativo ao longo do período de análise. Esperamos que esse conteúdo tenha sanado suas dúvidas sobre o que é Dividend Yield. Bons investimentos!

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários