O que é LIG – Conheça o investimento que oferece dupla garantia ao investidor

Você investidor que gosta dos investimentos imobiliários, sabe o que é LIG?

Esse novo modelo de investimento imobiliário que é a LIG, chegou para favorecer o mercado de investimentos brasileiro.

Mas afinal, o que é LIG? A Letra Imobiliária Garantida (LIG), é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos para o mercado imobiliário. É uma aplicação com vencimento de longo prazo e possui proteção adicional para o investidor, pois além da garantia do banco emissor, também é garantida por uma carteira de créditos imobiliários.

O principal objetivo da LIG é complementar fontes de financiamento do setor imobiliário, ou seja, um instrumento para captar recursos para esse setor.

A ideia é incorporar nesse novo investimento os principais conceitos dos Covered Bonds que são instrumentos de financiamento de longo prazo muito tradicionais e de reconhecida solidez na Europa.

O que é LIG – Letra Imobiliária Garantida

o que é lig

As Letras Imobiliárias Garantidas são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com a finalidade de injetar recursos no mercado imobiliário.

Sua rentabilidade fica atrelada à taxa de juros ou então a indicadores como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por exemplo.

Basicamente, a LIG é um valor mobiliário de renda fixa, com lastro no mercado imobiliário emitido pelos bancos.

É um produto que oferece benefícios para os bancos, para o mercado imobiliário e para o investidor.

Para os bancos porque é mais um instrumento de captação de recursos. Para o mercado imobiliário porque vai ser mais uma opção de financiamento para o desenvolvimento do setor e por fim, para você investidor pessoa física porque a LIG é um título de baixo risco.

Quem pode emitir as LIGs

De acordo com a Resolução n° 4.598 do Banco Central, as LIGs podem ser emitidas pelas seguintes instituições:

  • Bancos múltiplos
  • Bancos de investimento
  • Bancos comerciais
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento
  • Companhias hipotecárias
  • Caixas econômicas
  • Associações de poupança e empréstimo

Em suma, a característica marcante desse tipo de aplicação é o fato de que os papéis possuem vencimento para o longo prazo.

Além disso, possuem garantia em um amplo conjunto de ativos, podendo também contar com a garantia do banco emissor do título.

No geral, são títulos de renda fixa, mas contam também com o diferencial de poderem ter a rentabilidade atrelada à variação cambial.

Não podemos deixar de destacar também que o rendimento das LIGs são isentas de imposto de renda para pessoa física.

O que é LIG – Considerações

o que é lig

Definitivamente, podemos declarar que a LIG é bom para o desenvolvimento da economia do país e também para aqueles que buscam um título seguro com rendimentos mais atraentes.

Elas são títulos imobiliários de tendência internacional e que podem impulsionar o financiamento do setor, que ainda está em desenvolvimento no Brasil.

A expectativa de sucesso desses títulos está relacionado a sua peculiaridade de possuir a chamada garantia dupla, que dá mais segurança ao investidor.

Por isso, concluímos o que é LIG e percebemos que esse investimento tem a capacidade de contribuir para o desenvolvimento do setor imobiliário e também para a diversificação de uma carteira de investimentos.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários