Vai construir ou reformar? Saiba o que é retrofit

Vai construir ou reformar? Saiba o que é retrofit

Você que gosta de investir em fundos imobiliários, sabe o que é retrofit quando o gestor fala nas assembleias sobre as reformas dos imóveis?

Pois bem, se você não sabe o que é retrofit, este artigo irá mostrar de forma clara e objetiva qual é o seu conceito e suas principais características.

Pense em uma solução para construções abandonadas e antigas ou sem condições de utilização. Agora imagine uma reforma sendo feita na qual envolve uma série de ações de modernização e readequação das instalações. Isso que é retrofit, seu objetivo é preservar o que há de bom na construção existente e adequá-la às exigências atuais.

Principais objetivos do retrofit

Como já dito, o principal objetivo de um retrofit é a modernização do empreendimento.

No entanto, também pode ser usado para adequação ou atualização dos edifícios.

Porém, o foco está sempre em cumprir novos usos ou até atender novas exigências técnicas e de normatizações.

Além disso, revitalizar e preservar os aspectos e componentes arquitetônicos e peças originais.

Veja quais são os principais objetivos de um retrofit:

Vantagens do retrofit

Uma das principais vantagens do retrofit é a possibilidade de readequar um ativo imobiliário adicionando funcionalidade e modernidade.

Além disso, é possível ganhar tempo nas aprovações e execuções, visto que não há a necessidade de se preparar um terreno ou fazer a fundação.

Como a estrutura já está pronta, basta manter o principal do imóvel e, com isso, preservar e modernizar as instalações.

Retrofit no Brasil

No Brasil, a demanda para o retrofit aumentou nos últimos anos não apenas por causa da preocupação crescente com o patrimônio histórico.

O que também ocasionou essa busca, foi a opção de conservação e melhoria do patrimônio em áreas de potencial construtivo esgotado.

Como exemplo, temos as regiões centrais de algumas capitais e metrópoles.

Entretanto, uma das razões pela intensificação deste tipo de projeto se deve à escassez de terrenos com boa localização e à especulação imobiliária.

Tipos de retrofit

Esses são os cinco tipos de retrofit mais utilizados atualmente no mercado de imóveis.

As etapas de uma reforma de retrofit também podem ser distribuídas. Veja algumas delas:

Em suma, entender o que é retrofit em um imóvel faz todo sentido para o investidor do seguimento imobiliário, pois é um benefício que trará bons retornos tanto para o empreendimento como para o investidor.

O que acha de aprender um pouco mais sobre os principais indicadores do mercado imobiliário? Acesse nosso material gratuito e conheça agora mesmo!

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo últimas notícias