Confira os 20 fundos imobiliários mais rentáveis entre agosto e outubro de 2023
O levantamento considerou os fundos com negociados na Bolsa até 18 de outubro e pertencentes a carteira de IFIX
O FII que apresentou a maior rentabilidade entre os meses de agosto e outubro é o FII de tijolo, de acordo com um levantamento exclusivo feito pela Quantum Finance.
Com a maior rentabilidade acumulada nos últimos três meses, o HTMX11 registrou um retorno de 26,06%. Sendo conhecido como um FII de tijolo, o ativo é do tipo hotel.
Com isso, entre os fundos de tijolo destacados no ranking aparecem os ativos que tem como classificação setorial do tipo logística, rural, lajes corporativas e shopping.
Em seguida, apareceram os fundos BTCI11 e CYCR11, com uma valorização de 8,58% e 8,33%, respectivamente. Ambos são classificados como FIIs de papel por investirem preponderantemente em títulos lastreados no setor imobiliário, como os CRIs, CRAs, LCI etc.
Na avaliação geral dos 20 fundos imobiliários, oito são pertencentes ao segmento de tijolo, 11 de papel e um de multimercado. Dessa forma, pode-se dizer que os FIIs de papel foram os ativos mais destacados no ranking como sendo os mais rentáveis dos últimos três meses.
No entanto, antes de acrescentar o ativo na carteira de investimentos, é preciso observar alguns pontos essenciais: “O ponto mais importante é entender realmente o perfil do fundo de papel e entender que tipo de operação que aquele fundo acesa para que você possa compor o seu portfólio de fundos de recebíveis dentro do seu próprio perfil de investimentos”, destacou o diretor de FIIs de ativos financeiros da HSI, Fernando Gadelho.
Para o levantamento, foram considerados os FIIs negociados em bolsa no dia 18/10/2023 e pertencentes a carteira do IFIX no período selecionado. Além disso, foram apenas analisados os Fundos em Funcionamento Normal na CVM e com dados suficientes para cálculo do retorno no período selecionado, de 02/08/2023 até 17/10/2023. Para o cálculo do retorno, foi utilizado o preço de fechamento ajustado pelos proventos.
Veja abaixo o ranking completo com os 20 ativos imobiliários mais rentáveis de agosto a outubro de 2023: