BBRC11 comunica desapropriação de imóvel por utilidade pública em SP

BBRC11 comunica desapropriação de imóvel por utilidade pública em SP

O fundo de investimento imobiliário BBRC11 comunicou a desapropriação para fins de utilidade pública de parte de um de seus ativos, o qual está localizado na Av. Santo Amaro, 2163.

O procedimento faz parte do projeto de mobilidade urbana intitulado “Requalificação da Av. Santo Amaro – Boulevard Santo Amaro”.

A decisão foi precedida de ação de desapropriação movida pelo município, que tramitou perante a 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital.

A desapropriação será parcial, o que significa que a parte da frente do imóvel, correspondente a aproximadamente 284,19 m² de área construída será demolida e integrada a obra da municipalidade.

Assim, a área total do terreno passará dos atuais 884 m² a 599,81 m².

Isso porque o projeto prevê intervenções na ampliação das calçadas, enterramento da rede aérea, pavimentação de via de acesso aos espaços públicos e melhorias na infraestrutura de transporte coletivo.

Não obstante, o projeto ainda contempla drenagem urbana, mobiliário urbano, paisagismo, iluminação pública e sinalização de acessibilidade.

Nesse contexto, as intervenções compreenderão o trecho entre as Avenidas Juscelino Kubitscheck e Bandeirantes, abrangendo aproximadamente 3,0 km da Avenida Santo Amaro.

O Banco do Brasil, atual locatário, já foi notificado para providências.

A gestão do fundo, por sua vez, apresentou estudo arquitetônico contendo as alterações necessárias para readequar o imóvel à finalidade atualmente desenvolvida.

No mais, o fundo já recebeu o valor da apropriação, no montante de R$ 4.733.784,61.

Por fim, a gestão informa que, a despeito do processo e dos valores recebidos, não houve impacto na cota.

A desapropriação por ordem pública

A desapropriação por ordem pública é uma das únicas possibilidades de desapropriação compulsória de um imóvel, sobretudo em espaço urbano.

Assim, ocorre quando a administração pública, visando a melhoria dos espaços ou a ordem pública, no caso de necessidade, determina a desapropriação de um imóvel particular.

Em suma, trata-se da superveniência de interesse público em detrimento do interesse particular.

De toda forma,  a administração sempre  indeniza  o proprietário do imóvel em valor competitivo.

Além disso, paga pela desapropriação de forma ágil, sem maiores prejuízos aos proprietários, tal qual apontado no caso do BBRC11.

Home office e o BBRC11 em 2020

O BBRC11 é um fundo iniciado em  dezembro de 2010, cujos ativos estão em sua maioria locados para agencias do Banco do Brasil.

Recentemente, em decorrência da pandemia e da inclusão do trabalho home office, a administração do banco apontava para a devolução dos imóveis pelo locatário.

A atipicidade do contrato contudo, garante a impossibilidade de prejuízos por parte do fundo, que na pior das hipóteses, os alugaria qualquer outro interessado.

Até o momento, não há informação de efetiva rescisão dos contratos do BBRC11, há inclusive possibilidade de renovação dos atuais por mais cinco anos.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. últimas notícias