É hora de investir em fundos imobiliários?

Em abril o IFIX valorizou 3,52% e, em maio, o principal índice de fundos imobiliários vem crescendo 4,23%. Hora de investir nos FIIs?

É hora de investir em fundos imobiliários?

Em abril o IFIX valorizou 3,52% e, em maio, o principal índice de fundos imobiliários vem crescendo 4,23%. Será que agora é o melhor momento para investir nos FIIs?

Se você é um investidor que busca retorno visando o longo prazo, qualquer momento é o melhor momento para começar a investir em fundos imobiliários, lembra o professor Baroni.

Portanto, não se atenha a somente ao momento interessante do mercado de FII, diz o professor. Analise as oportunidades que o investimento tem a oferecer, busque conhecimento e invista com consciência, acrescenta Baroni.

Devo investir agora buscando melhorar o preço médio das minhas cotas?

Preço médio é uma questão fiscal. O importante é acumular mais cotas e se beneficiar da eventual valorização delas e da rentabilidade dos proventos.

Focar em preço médio não é uma boa estratégia. O investidor precisa ter em mente que investir em mais cotas vai gerar mais rendimentos e consequentemente oferecer retorno melhor.

Para aqueles que buscam construir um patrimônio para fins previdenciários, acumular cotas de fundos imobiliários pode trazer grandes benefícios para a renda no futuro.

Quando o juro cair, o valor dos fundos de CRI vai recuar?

Depende. A queda dos juros costuma ser feita sob um contexto em que o juro futuro já está em tendência de baixa.

Assim, diversos títulos que possuem rentabilidade prefixada sofrem com a volatilidade do mercado.

Entre esses títulos estão os CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), por exemplo.

Portanto, a queda dos juros e dos juros futuros pode sim influenciar na precificação e novos proventos dos fundos de papel, mas isso não significa que os FIIs vão se desvalorizar. 

Fundos de CRI com maior exposição a títulos prefixados podem até valorizar, dependendo da carteira, dos proventos e dos juros.

Já os fundos de CRI atrelados ao CDI, ou pós-fixados, podem acabar se desvalorizando, mas, ainda sim, a rentabilidade desses fundos será interessante, uma vez que eles continuaram ligados ao CDI.

É preciso lembrar que a valorização ou desvalorização dos fundos de CRI não é uma certeza. A variação no valor das cotas pode ocorrer da mesma forma que os seus proventos.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Oliver Imhof Chwang
Oliver Imhof Chwang

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Oliver atuou como analista contábil por mais de 12 anos e possui 13 anos de experiência como investidor e 8 anos de Ghostwriter.

últimas notícias