Chuva de dividendos: Fiagros pagam até 131% do CDI em novembro, confira

Os fiagros estão pagando dividendos na média de 1,13% ao mês, com fundo pagando até 1,41%.

Chuva de dividendos: Fiagros pagam até 131% do CDI em novembro, confira

Para quem gosta de dividendos “pingando na conta”, os fiagros (fundos de investimentos nas cadeias produtivas do agronegócio) são a “aposta certa”, pagando dividendos equivalentes a 131% do CDI.

Segundo estudo feito pela Órama, o dividend yield médio dos fiagros negociados em novembro foi de 1,13%, gerando um retorno de 1,34% com gross-up de imposto de renda. Os destaques do mês são os fundos AGRX11, EGAF11 e AAZQ11.

O que explica os ganhos mensais desses fundos é o tipo de ativo que eles investem. A maioria dos fundos Fiagro listados investem diretamente em CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). Como esses ativos são indexados ao CDI, os fundos pagam prêmios que superam a renda fixa tradicional.

“Por se tratar de investimento em ativos de crédito, eles conseguem repassar mensalmente a receita advinda de juros e variação do indexador”, afirma a Órama em relatório.

No fechamento de outubro deste ano, pelo menos 87% das carteiras de CRAs dos fiagros estavam indexadas ao CDI, com um spread médio de 4,92%.

Porém, os fundos já pagaram dividendos maiores em 2023. Entre janeiro a julho deste ano, a média dos rendimentos (considerando o gross up) era de 1,61%. De agosto em diante os números dos estão mais discretos, entre 1,46% aos atuais 1,34%. De lá para cá, a taxa Selic caiu de 13,75% para 12,25%.

Como ainda é esperada a manutenção dos juros fiquem em 2 dígitos nos próximos meses, os fiagros devem continuar como os reis dos dividendos.

Confira abaixo os 10 maiores dividendos do mês de novembro, segundo levantamento da Órama:

FiagroDividend yield (%)
AGRX111,41
EGAF111,35
AAZQ111,31
GRWA111,30
GCRA111,30
OIAG111,29
DCRA111,29
LSAG111,28
RZAG111,27
PLCA111,27

Entenda o sucesso dos fiagros

Em entrevista à XP, Idalício Silva, gestor do Fiagro AAZQ11 da AZ Quest, explicou que investir no setor mais forte da economia brasileira é uma alternativa para obter ganhos acima da renda fixa tradicional.

Com spreads acima do CDI, os rendimentos do Fiagro chamam a atenção do mercado, mas não é só isso.

A produção agrícola do Brasil é referência no mundo inteiro, fazendo do país um protagonista nesta área. O gestor do AAZQ11 comenta que o agronegócio está conseguindo entregar resultado consistente com o crescimento que ele tem. Na esteira do crescimento dos setores do agro, o Fiagro segue forte, fazendo “chover dividendos”.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias