Como fazer renda com os fundos imobiliários? Conheça os principais tipos de FIIs

Construir uma aposentadoria baseada na renda do aluguel de imóveis é o sonho de muita gente. Com os FIIs, esse sonho ficou mais perto. Entenda como

Como fazer renda com os fundos imobiliários? Conheça os principais tipos de FIIs
Confira o valor dos novos dividendos do IRDM11 para o mês de abril. Foto: Unsplash

Construir ou reforçar a renda com uma aposentadoria baseada na renda do aluguel de imóveis é o sonho de muita gente. Com os FIIs, esse sonho pode ficar mais perto.

Com os altos valores, comprar mais do que um imóvel é praticamente impossível para grande maioria dos brasileiros, tornando difícil o sonho de viver de aluguel.

Mas existe a alternativa de se obter renda com imóveis de outra forma – os fundos imobiliários, opção mais acessível e democrática de investir em imóveis, como explica o professor Baroni.

Muitos brasileiros já entenderam essa estratégia. Há 11 anos, a quantidade de investidores de fundos imobiliários era muito pequena, chegando à casa dos 100 mil cotistas. Hoje o mercado cresceu muito e passou dos 2 milhões de cotistas.

Fundos de Tijolo

Entre os principais fundos imobiliários listados na bolsa, existem os fundos de tijolo. Esse tipo de FII investe predominantemente em imóveis físicos. Uma de suas vantagens está na possibilidade de repassar a inflação sobre os valores cobrados nos aluguéis e no valor do imóvel.

Fundos de Papel

Os fundos de papel são FIIs que investem predominantemente em títulos com lastro em imóveis, como os CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

Em comparação aos FIIs de tijolo, os FIIs de papel possuem menos volatilidade e rentabilidade maior, mas dificilmente vão se valorizar de forma similar aos fundos de tijolo no longo prazo.

Fundos de Fundos

Os fundos de fundos também são opções mais interessantes de FIIs: investem em cotas de outros FIIs.

Assim, o cotista pode deixar tudo a cargo da gestão do fundo e ainda receberá mensalmente os pagamentos.

Fundos Hedge

Há também os fundos “hedge” que são uma espécie atualizada de fundos de fundos, em que o gestor terá acesso a diversas opções de investimento, como ações de empresas imobiliárias, SPE (Sociedade de Propósito Específico), entre outros alternativas.

Fundos de Desenvolvimento

Por fim, há os fundos de desenvolvimento, em que o FII investe em propriedades em construção, observando a possibilidade de ganhar dinheiro com a venda das unidades.

Mesmo tendo estratégias diferentes e representando economias diferentes, praticamente todos os tipos de fundos imobiliários pagam rendimentos mensais isentos de imposto de renda.

Assim, em uma estratégia de construção de renda, os FIis são uma das melhores opções do mercado.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Oliver Imhof Chwang
Oliver Imhof Chwang

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Oliver atuou como analista contábil por mais de 12 anos e possui 13 anos de experiência como investidor e 8 anos de Ghostwriter.

últimas notícias