Novas emissões em fundos imobiliários: conheça conceitos importantes

Como os Fundos Imobiliários têm a responsabilidade de distribuir 95% do lucro semestral, surge a necessidade de aumentar o capital, levando o fundo a realizar uma nova emissão de cotas

Novas emissões em fundos imobiliários: conheça conceitos importantes
Fundos imobiliários. Foto: iStock

Os Fundos Imobiliários (FIIs) têm a responsabilidade de distribuir 95% do lucro semestral, o que torna difícil acumular caixa para futuras aquisições. Diante dessa situação, surge a necessidade de aumentar o capital, levando o fundo a realizar uma nova emissão de cotas para receber uma injeção de recursos.

Na dinâmica dos fundos imobiliários, eles funcionam como um condomínio fechado, e os investidores participam por meio de cotas dos FIIs. Devido à falta de resgate, as negociações ocorrem no mercado secundário da bolsa de valores. Assim, um investidor pode negociar cotas com outros participantes dispostos a vender ou comprar a um preço específico. Importante notar que os recursos trocados são transferidos entre os negociantes e não entram no caixa do fundo

Ademais, o investidor tem a opção de participar de novas emissões, adquirindo cotas diretamente do fundo no chamado mercado primário. Isso pode ocorrer em uma oferta pública inicial ou em uma nova emissão de um fundo listado na bolsa. Nesse contexto, os recursos obtidos na emissão de cotas são direcionados diretamente para o fundo, contribuindo tanto para seu capital quanto para cobrir os custos associados à emissão. Esse processo de compra de cotas por meio de novas emissões é chamado de subscrição.

Segue uma lista de termos cruciais que um investidor deve compreender ao participar de novas emissões:

Utilizando a plataforma do Funds Explorer, conseguimos acompanhar as emissões em andamento, identificando alguns dos critérios mencionados na listagem acima. A título de exemplo, apresentamos a 9ª emissão do TRXF11:

Considerando esses elementos, o investidor dos FIIs precisa expressar sua intenção de participar do processo de subscrição, caso assim deseje. Cada corretora tem seu próprio procedimento para participação em novas ofertas. Portanto, é recomendável entrar em contato com a instituição para comunicar o interesse na subscrição.

É crucial ressaltar que os direitos de preferência, por si só, não asseguram a participação do investidor de fundos imobiliários no processo, devendo este efetuar a solicitação de reserva para exercer tais direitos.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. últimas notícias