FIIs Experience: Baroni e Jean Tosetto abrem a 4ª edição de evento da Suno
Palestrantes destacam importância do FIIs Experience para traduzir informações relevantes ao investidor que ainda se inicia no mercado.
O professor Marcos Baroni, analista chefe de fundos imobiliários da Suno Research, e o escritor Jean Tosetto, editor de livros da Suno, realizaram a palestra de abertura do 4º FIIs Experience, promovido nesta terça-feira (21) pela Suno Investimentos na Arena B3, em São Paulo.
Durante o encontro, denominado “Não pague respostas para provocações baratas: Navegando contra a correnteza do sensacionalismo”, Baroni lembrou que o mercado de FIIs vem amadurecendo ao longo de 31 anos, e destacou que muitas pessoas que estão se iniciando ainda têm dificuldade de encontrar o caminho certo entre os investidores mais experientes e um excesso de informações muitas vezes conflitantes
“Há um grupo de pessoas que produzem uma corrente mais ácida e eloquente de informações, que recorre ao sensacionalismo, e que muitas vezes causa um ruído para quem ainda não sabe se posicionar no mercado”, afirmou o professor.
Baroni destacou que o FIIs Experience busca atender justamente a esse público “no meio do caminho” entre o investidor mais experiente e o ruído excessivo e sensacionalista. “Este é um evento para quem está buscando respostas”, completou.
Jean Tosetto deixou o conselho de que o investidor iniciante deve prestar atenção na postura de quem está transmitindo o conteúdo a respeito de fundos imobiliários. “O investidor não pode entrar no clima de sensacionalismo. Muitos falam de FIIs como se estivessem num programa sensacionalista, com helicópteros e perseguições”, destacou o escritor.
FIIs Experience: cautela e recorrência, indicam analistas
Baroni destacou que o investidor em FIIs deve acompanhar o mercado com atenção, mas evitar se ater de forma literal a rankings e carteiras que o façam mexer em sua carteira o tempo todo.
“Isso gera muita angústia no investidor, que fica excessivamente preocupado, mas listas e rankings são fotografias instantâneas, enquanto o investimento é um filme. Você precisa de cadência e recorrência nos investimentos”, destacou o especialista.
Jean Tosetto destacou que o investimento em FIIs é uma jornada, que exige recorrência e aportes constantes. “Assim como os dividendos são recorrentes, as alocações também devem ser. É um mercado atraente, mas que exige do investidor paciência e dedicação para a construção de uma jornada”, disse o escritor, no encerramento da fala de abertura do FIIs Experience..