Veja por que os FIIs são os investimentos mais acessíveis
Mesmo com a queda dos mercados, os fundos imobiliários ainda são um dos produtos mais interessantes e acessíveis da bolsa, segundo o professor Baroni, especialista de fundos imobiliários da Suno.
Desde que os juros iniciaram sua escalada até os 13,75%, a renda variável se desvalorizou muito, inclusive os FIIs. Mesmo com a queda dos mercados, os fundos imobiliários ainda são um dos produtos mais interessantes e acessíveis da bolsa, segundo o professor Baroni, especialista de fundos imobiliários da Suno.
Entre os pontos que o professor Baroni destaca como vantagens dos FIIs estão:
· Valor das cotas estão cada vez mais acessíveis, sendo possível investir em FIIs com base R$ 10,00 a cota;
· Os FII oferecem proteção real contra a inflação;
· Menor volatilidade em comparação a outros ativos negociados em bolsa, como as ações.
Além dos pontos citados, o professor Baroni destaca a capacidade dos FIIs de repassar a inflação em seus preços, aumentando as distribuições de rendimentos aos cotistas, algo que só acontece com os FIIs.
Outro aspecto importante sobre o mercado de FIIs está relacionado ao cenário de desvalorização.
Com a taxa de juros maior, muitos investidores estão dando preferência a produtos de renda fixa, que são consideravelmente mais seguros e agora mais rentáveis.
Portanto, o “êxodo” da renda variável para renda fixa pode ter influenciado na queda do IFIX.
Mas em um cenário onde a taxa Selic entre em uma tendência de queda, é provável que o cenário mude, e os FIIs iniciem uma valorização, observando as oportunidades de fazer dinheiro com as distribuições e a própria valorização das cotas.
Por fim, segundo a opinião do Professor Baroni, uma forma de mitigar os riscos dos Fundos Imobiliários está em diversificar a carteira de FIIs, mas com seletividade.
Ou seja, não investir em qualquer fundo, mas analisar com cuidado os Fundos Imobiliários disponíveis e alocar seus recursos naqueles mais interessantes e que tenham mais chances de devolver bons retornos.