Fundo imobiliário paga dividendos “antes da hora”; o que aconteceu?
Um fundo imobiliário pagou dividendos de forma equivocada para um grupo de investidores. Veja o que aconteceu e os próximos passos.
O fundo imobiliário CYCR11 divulgou que houve um erro operacional por parte do administrador, o que fez com que os detentores do recibo CYCR15 recebessem dividendos que não tinham direito a receber.
Em comunicado, o FII CYCR11 esclarece que o erro foi realizado pela administradora, não tendo qualquer envolvimento da gestora.
Os recibos CYCR15 se referem às novas cotas integralizadas na 4ª emissão de cotas do fundo imobiliário CYCR11.
O pagamento aos detentores dos recibos foi feito em 13 de setembro de 2024, tendo como referência o mês de agosto de 2024.
A razão pela qual esses investidores não teriam direito ao recebimento é que a integralização das cotas aconteceu somente em 28 de agosto de 2024.
Apesar disso, os investidores com o recibo CYCR14, que se trata das cotas decorrentes do exercício das sobras da nova emissão, acabaram não recebendo, de forma equivocada, os dividendos relativos a agosto de 2024.
Nesse caso, o problema é que os detentores do recibo CYCR14 deveriam ter recebido os dividendos, já que a integralização das cotas vindas do exercício das sobras aconteceu no dia 30 de julho de 2024.
O que o fundo imobiliário CYCR11 vai fazer para corrigir esses erros?
Diante desses equívocos, a administradora do fundo imobiliário decidiu tomar algumas providências. No recibo CYCR15, por exemplo, o valor pago de forma errada será descontado do próximo pagamento de dividendos.
Para evitar insatisfações dos investidores e reparar o erro cometido, o administrador decidiu abrir mão de sua taxa de administração nos próximos meses. Dessa forma, os investidores vão receber seus dividendos sem o impacto dessa taxa, o que vai gerar um adicional de R$ 0,01 por cota.
Já no caso dos detentores do recibo CYCR14, a distribuição de dividendos referentes a agosto, que tinha que ser feita em 13 de setembro, foi realizada pelo fundo CYCR11 no dia 20 de setembro.
Além disso, vale destacar que os recibos CYCR13, CYCR14 e CYCR15 vão ser convertidos em cotas do fundo imobiliário CYCR11 até o fechamento de outubro. Já a liberação para que essas cotas sejam negociadas acontece no dia útil seguinte.