Fundos imobiliários de tijolo podem se valorizar mais até o fim do ano, afirmam especialistas

Especialistas ouvidos pelo FIIs.com.br destacam que a reavaliação dos imóveis dos fundos podem refletir na valorização das cotas dos FIIs de tijolo; entenda

Fundos imobiliários de tijolo podem se valorizar mais até o fim do ano, afirmam especialistas

Com a reavaliação patrimonial dos fundos imobiliários de tijolo no final de 2023, diversos FIIs podem ter grande valorização de preço ainda no final deste ano.

De acordo com relatório da XP, a próxima reavaliação dos imóveis dos fundos “pode trazer resultados interessantes para o valor patrimonial (VP) dos FIIs e, assim, criar boas oportunidades de investimentos na classe de ativo”.

O FIIs.com.br também conversou com as gestoras TRX e Guardian, responsáveis pelo TRXF11 e GALG11, respectivamente. Ambos reforçam que a reavaliação do valor dos imóveis no final de 2023 deve “jogar para cima” o valor patrimonial da cota de muitos FIIs.

Essencialmente, a avaliação dos imóveis permite ao fundo estimar de maneira atualizada o valor de seu patrimônio.

A XP explica que, justamente no cenário atual de Selic em queda, a atividade econômica tende a ser impulsionada. Por esse motivo, a receita potencial a ser gerada pelos imóveis que compõem o portfólio dos fundos pode ser impactada positivamente.

A taxa Selic caiu de 13,75% em agosto para 12,75% em setembro, e a expectativa dos especialistas é que ela termine o ano em 11,75%.

Com os juros atingindo patamares mais baixos, é bastante provável que os fundos aumentem seus lucros. E quais as consequências disso para o mercado?

Com a Selic em queda, os imóveis devem se valorizar mais

Ano passado, a reavaliação dos imóveis não foi tão favorável aos fundos imobiliários. Pedro Klüppel, sócio da Guardian Gestora, explica que em 2022, dos 43 principais fundos de tijolo do IFIX, apenas 11 superaram o IPCA acumulado no período (próximo de 5,78%). Por outro lado, 14 fundos tiveram uma desvalorização no VP dos seus imóveis.

Na visão do especialista da Guardian, este movimento foi boa parte ancorado pelo stress na curva de juros.

Porém, para este último trimestre do ano, o cenário de juros é mais positivo, principalmente com o ciclo de queda da Selic e do controle inflacionário.

Dado esse panorama econômico, a Guardian acredita que haverá em breve uma nova valorização de cotas, principalmente para os fundos que ainda possuem um dividend yield atrativo para o investidor.

Isso significa que a valorização das cotas, que pode seguir o valor patrimonial, não ocorrerá de maneira uniforme em todos os setores.

Na visão do gestor, há fundos que já apresentam uma rentabilidade já bastante compacta e a reavaliação não traz um impacto direto na geração de renda do fundo.

Fundos imobiliários mais valorizados ou com maiores descontos?

Na grande maioria dos casos, os fundos imobiliários de tijolo estão com o valor patrimonial bastante defasado ao que é praticado no mercado privado. Essa é a visão de Gabriel Barbosa, um dos gestores do TRXF11.

Sua visão é respaldada com a prática. Como a TRX também atua na construção de imóveis, a gestora gasta no desenvolvimento de novos imóveis um preço maior do que o preço patrimonial marcado nas cotas dos FIIs.

Por isso, Barbosa acredita que a próxima reavaliação patrimonial tende a valorizar a cota patrimonial dos fundos. Isso traz para o mercado duas situações: ou os fundos imobiliários vão aumentar seu ágio em relação ao VP, ou os FIIs com desconto podem ficar ainda mais baratos, abrindo novas oportunidades.

A expectativa da TRX é boa quanto aos próximos meses. Barbosa conclui que, dadas as condições de queda da taxa Selic, é altamente provável um reajuste positivo no valor patrimonial dos FIIs, acompanhado pela valorização das cotas dos fundos imobiliários de tijolo.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias