FII dispara 5,82% e lidera ganhos do IFIX; XPLG11 é destaque de queda

Um FII disparou 5,82% na Bolsa de Valores e liderou os ganhos do IFIX, enquanto o XPLG11 foi um dos destaques de queda. Confira os destaques.

FII dispara 5,82% e lidera ganhos do IFIX; XPLG11 é destaque de queda
Lucro do BTLG11 salta 24,6% e FII paga dividendos de 9,6% ao ano. Foto: Pixabay

O IFIX, principal índice de FIIs da Bolsa de Valores brasileira, encerrou o dia em alta de 0,23%, com o terceiro ganho diário consecutivo, aos 3.197,09 pontos. O FII de logística TRBL11 disparou 5,82% na Bolsa e liderou os ganhos, enquanto o XPLG11 foi o 5º maior destaque de baixa, com -1,04%.

Com isso, o índice de FIIs conseguiu diminuir novamente as perdas acumuladas no mês de outubro, que neste momento é de em 3,29%. Considerando a cotação final de 2023, o desempenho acumulado neste ano até agora é negativo em 3,45%.

No dia de hoje, o IFIX abriu a sessão em alta, permaneceu durante o dia no campo positivo e perto do fechamento chegou próximo a máxima do dia, embora tenha recuado um pouco na última hora de pregão.

Nas próximas semanas, a expectativa de especialistas é de que o mercado de FIIs deverá continuar a enfrentar oscilações. No entanto, espera-se uma maior movimentação mais acentuada até a próxima quinta-feira (31), período em que haverá uma nova data de corte e de divulgação de dividendos de centenas de FIIs.

Esse dia de anúncio de grande parte dos dividendos de FII costuma atrair maior interesse dos investidores e aquecer o mercado temporariamente, possibilitando aumento no volume de negociação.

Para os próximos dias, também está no radar dos investidores a nova reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), agendada para o dia 6 de novembro. A expectativa do mercado ainda é incerta em relação a um possível aumento da Selic pelo Copom, que atualmente se encontra em 10,75% ao ano. O consenso do Boletim Focus aponta que a taxa básica de juros deve atingir 11,75% até o fim de 2024.

Vale destacar que eventuais aumentos na taxa Selic geralmente afetam diretamente a atratividade dos FIIs, já que um cenário de juros mais altos costuma deslocar parte dos investidores para aplicações de renda fixa, consideradas menos arriscadas.

TRBL11 “respira” na Bolsa, sobe 5,82% e lidera ganhos do IFIX

Ao contrário dos últimos dias, em que o FII TRBL11 foi um dos principais destaques no campo negativo, hoje (29) ele “respirou” na Bolsa de Valores e conseguiu reverter parte das perdas, com alta de 5,82%.

Assim, o fundo imobiliário TRBL11 foi o principal destaque positivo entre os FIIs do IFIX, após encerrar o pregão de ontem (29) em sua cotação mínima histórica desde a listagem na B3.

Ainda hoje, o fundo anunciou o recebimento de uma nova notificação dos Correios, inquilino do Centro Logístico localizado em Contagem/MG. A locatária disse que vai pagar o aluguel do mês de outubro, mas considerando somente o período até o dia 13.

“A locatária considerou, sem qualquer fundamento legal ou contratual, a data em que decidiu pela paralisação de suas atividades por determinação própria, já que a indicada data é anterior à interdição parcial da Defesa Civil, ocorrida em 15/10/2024”, alega a gestão, que afirma que tomará todas as providências para garantir o cumprimento do contrato.

O IFIX, administrado pela B3, é o índice de referência do mercado de fundos imobiliários no Brasil. Composto atualmente por 114 FIIs que atuam em diferentes segmentos, o IFIX é uma ferramenta importante para os investidores monitorarem o desempenho dos fundos listados. A composição atual é válida até dezembro deste ano, quando passará por uma nova revisão em cada FII.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça. notícias relacionadas últimas notícias