Quais as vantagens de investir em Fundos Imobiliários de Shoppings?

Quais as vantagens de investir em Fundos Imobiliários de Shoppings?

No mercado de fundos imobiliários (FIIs), os investidores têm várias opções para diversificarem suas carteiras. Uma das melhores opções é investir no segmento de shoppings centers, que seu mostrou bastante resiliente, inclusive após o fechamento do mercado em virtude da pandemia.

Para explicar o quanto os investimentos em fundos imobiliários de shoppings são ótimas opções, conversamos com Felipe Gaiad, que é diretor dos fundos de ativos reais da HSI Investimentos.

Na visão do diretor, mesmo que os shoppings sejam ativos mais arriscados quando comparados aos galpões logísticos, seus retornos podem ser bastante recompensadores.

As vantagens e riscos dos fundos imobiliários de Shoppings

Os ativos de shoppings são de maior risco, comenta Gaiad. No entanto, em um cenário mais favorável, eles tendem a gerar um ganho real maior que um condomínio logístico.

No caso dos galpões logísticos, a fonte de renda é atrelada a um contrato de locação indexado à inflação, limitando um pouco seus ganhos. Neste caso, a estrutura dos shoppings é mais dinâmica, permitindo fontes de receitas com maior diversificação.

Nos fundos de shoppings, além dos contratos de locação, os FIIs têm outros tipos de receitas que potencializam seus ganhos. Mas estas são variáveis e dependem da performance dos shoppings e dos lojistas.

“Se o resultado for acima do esperado, isso pode gerar receitas maiores do que somente a correção pelo inflação dos aluguéis”, destaca o diretor.

Neste aspecto, se houver um aumento das vendas, o FII de shopping pode ter uma receita de locação adicional ao aluguel fixo. Isso vale para os estacionamentos que podem gerar mais receita e outros elementos dos shoppings.

Por outro lado, esse dinamismo não existe nos FIIs de logística, que possuem como receita apenas os aluguéis ou venda de seus imóveis.

Gaiad comenta que, em termos de risco e retorno, as lajes corporativas estão no meio do caminho entre os dois segmentos. No fim das contas, o mais importante é diversificar a carteira e investir em diversos segmentos.

Conheça o HSML11

Um dos principais fundos geridos pela HSI Investimentos é o HSML11, um fundo de shopping center com 7 shoppings centers em seu portfólio, 135.856 cotistas e patrimônio líquido de 1,56 bilhão. Neste mês, os dividendos do HSML11 foram de R$ 0,67/cota.

De acordo com o último relatório gerencial apresentado pela gestora, vendas e NOI estão 11% e 12% em relação ao mesmo mês de 2019 e 11% e 13% no acumulado do ano.

Deste modo, a variação positiva dos indicadores operacionais em relação a 2019 vem se mostrando persistente no mês a mês, mostrando recuperação plena dos ativos.

Em outras palavras, a recuperação do HSML11 no mercado de fundos imobiliários mostra o quanto o segmento de shoppings centers é resiliente às crises.

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias