Pátria Investimentos confirma possível compra da VBI; o que isso significa?
O Pátria Investimentos e a VBI Real Estate confirmaram um acordo de associação, por meio do qual o Pátria passará a deter a participação equivalente a 50% da VBI. A conclusão da transação depende da superação de certas condições precedentes comuns a este tipo de aquisição. Os valores do negócio não foram divulgados pelos participantes.
Será realizada a incorporação, pela VBI, de parcela do patrimônio do Pátria, incluindo as atividades de gestão do fundo. Com a conclusão da aquisição, a VBI sucederá o Pátria em tais atividades e passará a ser uma sociedade integrante do grupo Pátria.
A VBI possui certa de R$ 5,7 bilhões sob gestão, com cinco fundos imobiliários no portfólio:
- VBI Logístico (LVBI11)
- VBI CRI (CVBI11)
- VBI Reits FoF (RVBI11)
- VBI Prime Properties (PVBI11)
- VBI Consumo (EVBI11).
Nesse contexto, os sócios do Pátria deixarão a área imobiliária para integrar o comitê de investimentos e o conselho de administração da VBI, enquanto a gestão imobiliário dos fundos ficará a cargo da VBI.
Expansão do Pátria em negócios imobiliários
O Pátria é uma gestora com investimentos em vários setores, com ênfase em private equitie. Com mais de R$ 25 bilhões em ativos sob sua gestão, a incorporação da VBI aumenta a exposição da empresa no setor imobiliário.
Até então, o Pátria fazia a gestão de dois fundos imobiliários, o PATL11 e o PACT11. Com a consolidação dos negócios, a empresa terá acesso aos ativos da VBI, enquanto essa gestora contará com os recursos e estrutura do Pátria Investimentos.
Na visão de analistas e especialistas do mercado de FIIs, a incorporação de gestora é um avanço natural do amadurecimento da indústria de fundos imobiliários.
De acordo com apuração do Infomoney, Jacinto Neto, analista da Suno Asset, comentou que a transação aumenta a atuação do Pátria no segmento de FIIs. Ele disse: “O Pátria é muito forte em private equity imobiliário para institucional. Ao meu ver, pegaram a VBI para entrar forte no imobiliário para varejo”, afirmou em publicação no Twitter.
Marcos Baroni, que é analista e o responsável pela carteira de FIIs da Suno Research, a compra da VBI pelo Pátria reflete o movimento de consolidação do mercado de fundos imobiliários. Ele disse ao Infomoney: “Inicialmente nada muda para os fundos imobiliários ligados a estas gestoras”.
Na visão do analista, esse movimento entre gestora “trata-se de um movimento de consolidação de mercado em busca de ganho de escala e eficiência operacional”, destacou.