Quais são as perspectivas dos fundos imobiliários para abril?

Quais são as perspectivas dos fundos imobiliários para abril? Veja o que falta para os FIIs voltarem a subir e como investir nesse período.

Quais são as perspectivas dos fundos imobiliários para abril?
Quais são as perspectivas dos fundos imobiliários para abril? Foto: Unsplash

O mercado de fundos imobiliários segue em uma toada negativa, com a continuidade da desvalorização de muitos FIIs durante a semana passada.

A movimentação de alguns fundos imobiliários se deu de forma específica. Um dos destaques foi a queda semanal de 10,54% no FII RELG11, após divulgar que o resultado de caixa de março não será distribuído na forma de dividendos.

O objetivo do RELG11 com essa medida é viabilizar formas de cumprir suas obrigações e pagar as dívidas do FII.

Em semana mais curta em decorrência do feriado da “Sexta-feira Santa”, o IFIX encerrou a semana praticamente estável, com uma variação de -0,02%. Mas o que esperar dos fundos imobiliários para o restante do mês de abril?

Perspectivas dos fundos imobiliários para abril

Segundo Marcos Correa, especialista em fundos imobiliários da Suno, quando os juros futuros sinalizarem um movimento de queda, a cotação do FIIs pode finalmente dar sinais de recuperação.

“É uma expectativa que talvez comece no curto prazo. Não estou falando que os juros vão cair de fato, mas uma tendência [de queda] já é o suficiente para melhorar um pouco as condições dos fundos imobiliários”, explica.

Enquanto isso não ocorre, o mercado de fundos imobiliários tem bons ativos com preços bastante descontados, e que oferecem excelentes rendimentos aos seus investidores.

“Tem muitos fundos bastante descontados. Não interessa se você está pensando em fundo de papel, de tijolo ou FOF, os 3 [segmentos] tem vários fundos bem descontados, várias oportunidades”.

No cenário atual, ou seja, num contexto mais adverso para a macroeconomia, Correa diz que os FIIs que não se encontram “sólidos” e com caixa robusto, acabam tendo maiores dificuldades, já que não estão preparados para momentos de crise.

Por essa razão, principalmente em períodos de crise, é importante que o investidor seja mais criterioso na escolha dos melhores fundos imobiliários para investir no momento, dando prioridade para aqueles FIIs que tenham capacidade de passar por cenários adversos com maior tranquilidade.

Assim, é importante verificar os FIIs que possuem uma estrutura que possibilite mitigar ou evitar problemas durante um cenário de “estresse”.

“Tem muita coisa caminhando. Estamos em um cenário ‘estressado’ e com maior risco. Mas você deveria parar de investir? Na minha visão, não. Seja mais seletivo, mais criterioso, escolha ativos que você tenha confiança, qualidade, confiança no trabalho e que vai conseguir caminhar por esse período e sair mais forte depois”.

A renda dos FIIs pode ser um dos principais guias para o investidor escolher seus ativos. Apesar do cenário atual, há fundos imobiliários de papel voltando a pagar dividendos relevantes depois dos meses de deflação do ano passado, enquanto muitos fundos de tijolo aumentaram seus rendimentos nos últimos tempos.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado financeiro, fundos imobiliários e economia popular.

últimas notícias