SADI11: fundo imobiliário será liquidado e deixará a B3 nos próximos dias; veja quando


O fundo imobiliário SADI11 deu início à etapa final de seu processo de liquidação, que resultará na transferência integral de seus ativos para o SAPI11.

A operação, aprovada em assembleia geral realizada em 30 de setembro de 2025, traz a dissolução definitiva do fundo imobiliário SADI11 e a consolidação de suas posições sob o SAPI11.
O cronograma prevê que as cotas do SADI11 deixarão de ser negociadas na B3 a partir do encerramento do pregão de 17 de outubro de 2025.
A partir dessa data, os papéis permanecerão bloqueados até a conclusão do processo de liquidação e entrega das novas cotas do SAPI11 e valores em dinheiro correspondentes.
Entre 22 de outubro e 26 de novembro de 2025, os cotistas do SADI11 deverão informar à administradora o custo médio de aquisição de suas cotas, bem como sua situação tributária, procedimento importante para o cálculo do Imposto de Renda sobre a liquidação. O envio das informações será feito exclusivamente pelo portal do investidor.
Conforme comunicado pelo próprio fundo imobiliário, caso o cotista não consiga realizar o procedimento online, o contato deverá ser feito por e-mail com o assunto “Formulário – Liquidação SADI11”.
A administradora diz que utilizará esses dados para calcular o IR retido na fonte, cuja alíquota é de 20% sobre o valor que exceder o custo de aquisição declarado. Se o cotista não fornecer essas informações até o prazo final, o cálculo será feito com base no menor valor histórico de negociação das cotas do fundo na bolsa.
Próximos passos da operação entre SADI11 e SAPI11
A venda dos ativos do SADI11 para o SAPI11 ocorrerá em 1º de dezembro de 2025, pelo valor contábil registrado no patrimônio do fundo imobiliário no momento da transação.
Na sequência, será divulgado o fator de proporção entre as cotas do SADI11 e do fundo imobiliário SAPI11, além do valor total da liquidação, por meio de um novo fato relevante.
As cotas do SAPI11 resultantes da operação serão entregues aos investidores do SADI11 em 5 de dezembro de 2025. Já a finalização da liquidação do fundo, incluindo o pagamento em dinheiro referente à amortização, está programada para 10 de dezembro de 2025.
Em relação à estrutura do novo fundo, a administradora informou que o SAPI11 realizará uma oferta pública de cotas entre 7 de outubro e 28 de novembro de 2025, cujas condições e detalhes serão divulgados posteriormente.
O objetivo seria consolidar a nova carteira e ampliar a base de investidores após a incorporação dos ativos do SADI11.
Outro ponto relevante envolve o leilão das frações de cotas. Como as cotas de fundos imobiliários negociados em bolsa devem corresponder a números inteiros, eventuais frações de cotas do SAPI11 recebidas pelos cotistas do SADI11 serão leiloadas pela administradora na B3, em data ainda a ser definida.
Os valores líquidos obtidos com o leilão serão creditados nas contas dos respectivos titulares. Nesses casos, cada investidor deverá apurar e recolher o imposto de renda sobre o ganho de capital eventualmente obtido com o resultado da venda de cotas do fundo imobiliário.