Itaú analisa FIIs de Logística e recomenda compra; saiba os ativos
No final do mês de abril, os analistas do Itaú BBA apresentaram um relatório setorial, com todas as análises e recomendações da instituição sobre os FIIs de logística, também conhecidos como fundos de galpão. Ao todo, o Itaú analisou nove fundos imobiliários, com sete recomendações de compra e duas recomendações neutras.
Na visão dos analistas, os FIIs de logística apresentam nos últimos meses uma representativa queda na vacância e aumento no estoque disponível. Por esse e outros motivos, a equipe acredita que os imóveis de qualidade e bem localizados devem começar a ver seus preços de aluguel subirem, depois de um bom tempo com suas cotas “sob pressão.
Os FIIs de logística na visão do Itaú
Na interpretação do Itaú BBA, os fundos de logística foram os destaques do setor durante a pandemia, perdendo em desempenho apenas pelos FIIs de recebíveis. Sobretudo pelo sucesso do e-commerce, a demanda por galpões foi grande, o que demonstra a força do segmento logístico na indústria de fundos imobiliários.
Isso significou uma redução na taxa de vacância, com uma demanda pelo aumento nos preços de aluguel. Porém, o Itaú BBA sugere que imóveis de qualidade em localizações privilegiadas que vão desfrutar desse aumento dos aluguéis. Por outro lado, regiões secundárias ainda podem ter dificuldade para aumentar os preços, visto os novos imóveis que devem ser entregues.
Em relação à vacância, muitos fundos estão com esse indicador “zerado”, ou seja, com seus ativos todos locados, tais como: BRCO11, VILG11, PATL11 e LVBI11. A maior vacância financeira entre os FIIs de logística selecionados está no KNRI11, com 6%. Confira:
Além disso, dos nove FIIs de galpões logísticos que entraram na análise do Itaú, oito estão negociando abaixo do seu valor patrimonial e possuem dividend yield (retorno do dividendo) entre 7,2% a 9,8% a.a. Apenas o BTLG11 está negociado acima do valor patrimonial, enquanto o preço do SDIL11 também está bem próximo do seu P/VP:
As recomendações do Itaú BBA
Dos nove fundos do entre os FIIs de logística analisados pelo Itaú BBA, sete são com recomendação de compra e dois com recomendação neutra. Os critérios utilizados para embasar as recomendações são os indicadores dos FIIs, tai como:
- dividend yield
- liquidez
- P/VP (preço em relação ao valor do patrimônio)
- Valor do metro quadrado
- vacância
- endividamento geral
Para o banco, as recomendações de compra dos FIIs de Logística são os seguintes ativos:
- BRCO11
- HSLG11
- KNRI11
- LVBI11
- PATL11
- VILG11
- XPLG11
Por outro lado, dois fundos entraram na classificação de “neutro” para os analistas do banco, a saber:
- BTLG11
- SDIL11
Confira os indicadores dos fundos selecionados pelo Itaú para a recomendação dos fundos:
Por fim, o que você achou da lista de FIIs de logística do Itaú BBA? Você concorda com as recomendações do banco?