O que é vacância – Veja como esse indicador impacta os FIIs

Noticia sem thumbnail
Imóveis. Foto: Pixabay

Para Você entender de uma vez o que é vacância, veja o conceito da palavra: Vacância é aquilo que se apresenta vago, ou, aquilo que não se encontra ocupado ou preenchido.

Este termo não muito comum, pode ser empregado em vários setores. No entanto, neste artigo, vamos mostrar o que é vacância em empreendimentos imobiliários.

A vacância imobiliária é o termo utilizado para mensurar o espaço não locado de um empreendimento ou de um conjunto deles. Basicamente, isso explica o que é vacância quando tratamos de mercado imobiliário.

Quando nos referimos à esse indicador no mercado, contamos com 4 termos principais:

  1. Vacância
  2. Taxa de vacância
  3. Ocupação
  4. Taxa de ocupação
  5. A vacância também pode ser explicitada como o termo que demonstra a relação entre o volume de imóveis disponíveis para alugar ou comprar, ante o total de imóveis existentes em determinada região.

    Nesse sentido, se há muitos imóveis disponíveis, então há uma alta vacância naquele local. O contrário disso, é a ocupação.

    Já a taxa de vacância mede a razão entre a área vaga de um empreendimento sobre a área total do mesmo.

    Por exemplo: Se temos uma torre de lojas comerciais alugadas com vacância de 50 m² e taxa de 5%, significa dizer que, de toda a área vigente da torre, apenas 50 m² estão livres para alugar e que a proporção entre área livre sobre a área total é de 5% apenas.

    Por outro lado, a torre está com 95% (taxa de ocupação) de sua capacidade preenchida.

    O que é vacância – Mercado imobiliário

    Quando a economia do país está a todo vapor, esse mercado segue o otimismo e tende a se aquecer junto com o crescimento da demanda.

    De fato, em um mercado aquecido, as taxas de vacância tendem a diminuir drasticamente. Isso torna as áreas vagas, disponíveis para alugar, cada vez mais escassas.

    Aliás, a competição por espaços mais bem localizados traz um encarecimento dos aluguéis em certas regiões.

    Isso beneficia diretamente o desempenho dos fundos imobiliários, que performam melhor nesse cenário, devido maior receita proveniente de alugueis.

    Agora, quando a economia está desacelerando, a quantidade de áreas vagas tende a aumentar, com os inquilinos devolvendo os estabelecimentos e reduzindo os investimentos.

    Isso impacta diretamente no desempenho dos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), uma vez que a maior parte da receita dos fundos provém dos aluguéis.

    Com isso, o valor dos fundos tende a cair, com os investidores saindo devido à queda da taxa de retorno.

    Alta vacância é bom ou ruim?

    O que é vacância

    Para responder à pergunta acima, primeiro devemos olhar para o cenário econômico do país.

    Todavia, para uma elevada desocupação, temos uma piora nos rendimentos do fundo, e, consequentemente, uma fuga de investidores.

    Entretanto, se nos deparamos com um ponto de inflexão, onde a vacância esteja no seu ponto mínimo, temos aí uma grande oportunidade de embarcar em um mercado com boas perspectivas, e lucrar com isso.

    Portanto, as oportunidades podem nascer em momentos que o mercado imobiliário está em baixa, com alta vacância, e está entrando em uma recuperação gradual de melhora.

    Isso, definitivamente nos mostra o que é vacância e qual a sua importância na hora de investir em FIIs. Bons investimentos!

    ACESSO RÁPIDO
    Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
    foto: Rafael Campagnaro
    Rafael Campagnaro

    Engenheiro mecânico por formação, estuda e investe no mercado de capitais desde 2016. Entusiasta do Value Investing, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro desde que iniciou no universo das finanças. Acredita que o mercado de capitais é uma das alavancas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

    últimas notícias