Amazon desiste de alugar imovel do XPPR11; saiba as razões

Amazon desiste de alugar imovel do XPPR11; saiba as razões

A Amazon desistiu de alugar uma parte do imóvel Faria Lima Plaza, que está presente no portfólio do fundo imobiliário XPPR11.

De acordo com apuração do Bloomberg Línea, a adaptação do modelo de trabalho híbrido e o contexto desafiado do mercado global incentivou na desistência da empresa de tecnologia e varejo. Neste caso, a Amazon seria inquilina de 20 mil metros quadrados do imóvel.

De fato, a Amazon não passa por um bom momento no mercado. As ações da empresa caem cerca de 30% na Nasdaq.

“Os grandes ocupantes ainda não viraram a página para a volta aos escritórios. Voltaram muito pouco percentualmente falando, porque o modelo híbrido está funcionando. São empresas com 15 mil metros quadrados para cima de ocupação”, apurou o Bloomberg Línea junto às fontes próximas da Amazon.

Até o momento, a operação da Amazon no Brasil fica na região da Vila Olímpia, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, em São Paulo.

Porém, se a Amazon fechasse o contrato de aluguel com o FII XPPR11, a Big Tech seria uma das maiores inquilinas do Edifício Faria Lima Plaza, dividindo espaço com a Shopee, sua concorrente no e-commerce. As duas juntas ocupariam 95% da área de locação do imóvel.

A Amazon desistiu do Faria Lima Plaza, permanecendo na Vila Olímpia em SP

Existia uma grande expectativa de uma mudança da Amazon da região da Vila Olímpia, para o Faria Lima Plaza, na região do Largo da Batata. Há pelo menos um ano foi anunciada essa possível “migração” da empresa, mas o contrato com o FII XPPR11 nunca foi assinado.

Mas o fechamento de contrato com a Amazon não foi concluída, mesmo com muita negociação entre as partes, conforme apurou o Bloomberg. A empresa disse à reportagem que “não comenta especulações de planos futuros.

O porta-voz da Big Tech, Brad Glasser, afirma  que a empresa trabalha com os funcionários “para garantir que sua transição seja perfeita”. Neste momento, a prioridade da Amazon é oferecer o melhor suporte da categoria para os clientes, completou o porta-voz.

Por fim, a confirmação que a Amazon não ocupará o imóvel que faz parte do XPPR11 é ruim para o fundo imobiliário de lajes corporativas. Em seu último relatório gerencial publicado em setembro, o FII disse que sua vacância física está em 48%.

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias