Fundos de lajes Corporativas estão caindo; saiba as razões

Fundos de lajes Corporativas estão caindo; saiba as razões

Por que os fundos de lajes corporativas como RBRP11 e HGRE11 estão caindo tanto nos últimos dias? Para responder essa questão o especialista de FIIs da Suno Research, Marcos Correa, explicou as razões para queda no preço das cotas desses fundos imobiliários.

Correa lembra que esses fundos ainda estão em recuperação das consequências da pandemia do coronavírus. Com o aumento do home office nas empresas, muitos ativos dos fundos de lajes corporativas perderam inquilinos, aumentando assim sua vacância.

Alguns fundos estão em recuperação mais avançada em relação ao seu portfólio, enquanto outros FIIs ainda sofrem para recuperar o mesmo patamar anterior à pandemia.

Os fundos de lajes corporativas RBRP11 e HGRE11

Falando especificamente do RBRP11 e HGRE11, os dois estão com problemas em seus ativos. O primeiro fundo tem uma concentração grande em um único imóvel, o River One, e ele ainda não foi alugado.

Correa lembra que ele está praticamente todo vazio com um andar alugado. Além disso, a renda garantida desse imóvel vai até outubro de 2022. Neste caso, a renda garantida ajuda o fundo em todo esse período sem locação, pois ele recebe “aluguéis” do vendedor do imóvel.

Porém, se o fundo não alugar esse imóvel até essa data, a renda do RBRP11 vai cair bastante, em torno de R$0,20 por cota, detalha Correa. Por isso, as cotas desse FII estão se desvalorizando, pois o mercado está precificando que a vacância financeira do fundo será ainda maior.

O caso do HGRE11 é bastante particular. Correa lembra que esse é um fundo que há muito tempo tem seus desafios. Ele possui um imóvel com vacância de 100%. O fundo comprou o ativo e atualmente está reformando para locação.

No último relatório gerencial, a gestora detalhou outras dificuldades em seu portfólio, incluindo vacância, ação de despejo e renegociações de contratos. Com essas “novidades” somadas ao ativo com vacância de 100%, o mercado tem precificado para baixo o valor do fundo.

Portanto, esses fundos de lajes corporativas – RBRP11 e HGRE11 – estão caindo por questões bem particulares. De igual modo, outros FIIs que estão em situação semelhantes também estão com sua cotas pressionadas.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias