Quais são os 3 setores mais promissores para lucrar com fundos imobiliários em 2023?
O mercado de fundos imobiliários vem mostrando bons sinais de recuperação e para 2023 há três setores que podem gerar ótimos retornos, segundo o professor Baroni
O mercado de fundos imobiliários vem mostrando bons sinais de recuperação e para 2023 há três setores que podem gerar ótimos retornos, segundo o professor Baroni.
Fundos de recebíveis
Os fundos de papel, ou de recebíveis, provavelmente terão um 2023 muito mais interessante do que o cenário visto no final de 2022.
Naquele fim de ano, houve momentos de deflação, o que “corroeu” parte dos proventos desses fundos, principalmente aqueles que possuem muitos CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) atrelados ao IPCA.
Com as projeções mostrando um IPCA no campo positivo e mais estável ao longo de 2023, é provável que os fundos de recebíveis ofereçam bons retornos aos seus cotistas.
Já os fundos que possuem mais CRIs pós-fixados vão manter bons retornos, uma vez que o corte da Selic provavelmente só ocorrerá no segundo semestre, e de maneira gradual.
Fundos de shopping
Depois de sofrer com a pandemia, os shoppings centers vêm se recuperando e muitos já registram resultados equivalentes aos do período pré-pandemia.
Assim, as expectativas são de melhoras nos resultados e consequentemente nos valores dos aluguéis e na queda da inadimplência – além do repasse da inflação que foi represada nos últimos anos.
Desse modo, os fundos de shopping têm tudo para gerar ótimos resultados em 2023 e nos próximos anos.
Fundos com foco na renda urbana
Os fundos de renda urbana possuem diversas qualidades que podem fazer a diferença em 2023.
Uma das vantagens desse setor está na diversificação: os fundos de Renda Urbana conseguiram abranger outros tipos de propriedades imobiliárias, deixando-os mais híbridos.
Outra vantagem dos fundos de Renda Urbana está vinculada à extensão dos contratos. Normalmente esses fundos conseguem contratos mais longos, podendo chegar a uma média de 10 anos de duração.
Os contratos costumam ter valores mais relevantes, deixando o fundo mais atraente ao investidor.
Outro benefício dos fundos de Renda Urbana está na reciclagem das carteiras.
Alguns fundos imobiliários de renda urbana vêm mostrando boa capacidade em negociar ativos, conseguindo auferir lucros e movimentar as carteiras, o que colabora para a performance do fundo e o aumento patrimonial.