VINO11 negocia desocupação de imóvel ocupado pela Vitacon, responsável por 15% da receita

VINO11 negocia desocupação de imóvel ocupado pela Vitacon, responsável por 15% da receita
VINO11 negocia desocupação de imóvel ocupado pela Vitacon, responsável por 15% da receita Foto: iStock

O fundo imobiliário VINO11 informou que está em processo de negociação com a Vitacon Participações S.A. para a desocupação do imóvel Haddock Lobo 347, atualmente ocupado pela empresa. O contrato responde por aproximadamente 15% da receita de aluguel do fundo, conforme divulgado no relatório gerencial referente a dezembro de 2025.

Imagem convidando internauta a entrar no canal do FIIs.com.br do Whataspp. Imagem mostra logo e o texto "Tenha acesso às principais atualizações e notícias do Mercado de Fundos Imobiliários" com o botão "Entrar no grupo".

De acordo com o documento, a Vitacon é a segunda maior locatária do portfólio do VINO11 em participação na receita imobiliária. Segundo o relatório, a gestora informou que as tratativas para a desocupação estão em fase de formalização.

Até o momento, não foram divulgados prazos, condições finais ou eventuais compensações relacionadas à negociação. A gestora informou ainda que, após a conclusão das tratativas, será divulgado novo comunicado ao mercado com os termos acordados e uma atualização da estimativa de rendimentos do fundo.

Contexto operacional do fundo

O imóvel Haddock Lobo 347 está localizado em São Paulo, possui contrato atípico e conta com participação de 85,7% do VINO11 no ativo. Em dezembro, a taxa de ocupação informada para o imóvel era de 92%.

O relatório não apresenta estimativas de impacto financeiro decorrentes da eventual desocupação, limitando-se a informar que as projeções de rendimentos futuras dependerão da conclusão das negociações em curso.

No mesmo relatório, o VINO11 informou que os imóveis do fundo passaram por reavaliação a valor justo, realizada por empresa independente. O laudo resultou em um valor 0,97% inferior ao valor contábil dos imóveis, o que corresponde a uma redução aproximada de 1,37% no valor patrimonial por cota, com data-base em 28 de novembro de 2025.

Ao final de dezembro, o valor patrimonial por cota era de R$ 9,86, enquanto a cota era negociada a R$ 5,09 na B3.

Perfil dos contratos

O relatório também informa que 86% da receita de aluguel do fundo está vinculada a contratos com vencimento a partir de 2027. O prazo médio remanescente dos contratos (WAULT) é de 6,4 anos.

O VINO11 é um fundo do segmento de lajes corporativas, com portfólio composto por nove imóveis, localizados majoritariamente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Você investe bem em fiis? Um consultor Suno pode te mostrar caminhos que talvez você não conheça.
foto: Marcelo Monteiro
Marcelo Monteiro

Formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1996, Marcelo Monteiro tem três décadas de carreira como jornalista. No currículo, inclui passagens e colaborações em veículos como Zero Hora, Correio Braziliense, Valor Econômico, InfoMoney, Gazeta Mercantil, Placar, Diário Catarinense, Fut!, Hoje em Dia e Diário de S.Paulo. É autor dos livros "U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial" (2012) e "U-93 - A entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial" (2014). Dirigiu os documentários "Delírios - Filosofia e reflexão no túnel da morte" (2021) e "Além do Limite - Quando a meta é sobreviver" (2022)

notícias relacionadas últimas notícias